Por Kleber Karpov
A população do Gama deve passar a contar com o serviço de patinetes elétricos compartilhados a partir deste sábado (08/Nov). A implantação do sistema na região acontece com a disponibilização inicial de 200 patinetes e 350 estações virtuais para utilização dos moradores. Com a adesão, a cidade se deve configurar na décima região administrativa do Distrito Federal a ofertar essa modalidade de micromobilidade individual.
A expansão do serviço no Distrito Federal começou em julho, após o credenciamento oficial da empresa JET para operar o sistema. Anteriormente, a iniciativa estava em fase experimental e se deve restringir ao Plano Piloto, ao Cruzeiro, ao Sudoeste e a Águas Claras. Posteriormente, a área central de Brasília recebeu a ampliação do atendimento, com o setor Noroeste passando a contar com 180 patinetes elétricos.
O titular da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Zeno Gonçalves, deve apontar que a expansão demonstra a relevância destes veículos para a mobilidade local. O patinete se deve configurar em um modal fundamental para a mobilidade urbana, segundo o secretário.
A ferramenta favorece os deslocamentos na chamada última milha. “O patinete é um modal importantíssimo para a mobilidade urbana, favorecendo os deslocamentos das pessoas na chamada última milha, integrando o uso do equipamento para completar o trajeto até o trabalho, nas áreas comerciais ou mesmo para chegar em casa após o uso do transporte público coletivo”, explicou Gonçalves.

Outras regiões
Em decorrência do programa de expansão em curso, o serviço de patinetes elétricos deve alcançar outras cinco regiões administrativas do Distrito Federal. No Guará, por exemplo, o sistema opera com 258 patinetes e 260 estações virtuais para retirada e devolução dos equipamentos.
Por sua vez, Taguatinga conta com 71 patinetes em circulação, além de 192 locais para retirada e devolução dos equipamentos. A Candangolândia dispõe de 22 patinetes e 22 estações, enquanto o Park Way deve oferecer 18 veículos e 12 espaços para estacionamento. No Núcleo Bandeirante, 48 patinetes estão em uso, com 75 estações virtuais disponíveis para os cidadãos.
Um levantamento da Semob mostra que, até o final de outubro, o sistema de patinetes deve registrar mais de 949 mil viagens acumuladas. Os dados contabilizam o uso desde a fase experimental da micromobilidade.
O Parque da Cidade tem a maior movimentação, com uma média de 1.900 viagens por mês. Ao todo, o Plano Piloto realiza uma média de 8 mil viagens mensais. As outras regiões com maior utilização são Águas Claras, que registra mais de 3 mil acessos por mês, com destaque para a região das estações do metrô. O Sudoeste, por sua vez, tem média de 900 viagens mensais, e o Guará ultrapassa as 770 viagens no mesmo período.
Modais de transporte
O lançamento do serviço no Gama, que aconteceu na manhã de 08 de novembro, se concentrou na estação virtual instalada ao lado do Terminal do BRT. O local estratégico deve demonstrar a possibilidade de integração da micromobilidade individual com o transporte público coletivo.
A administradora regional do Gama, Joseane Feitosa, explicou que o serviço deve ser oferecido nos principais pontos da cidade. “Os patinetes ficarão disponíveis em pontos estratégicos, facilitando que as pessoas possam se deslocar pelo centro da cidade e também fazer conexão com o transporte público coletivo. É mais uma opção de mobilidade para o Gama”, disse Joseane Feitosa, sobre a funcionalidade do novo modal.
Em complemento, o subsecretário de Terminais da Semob, Valdemar Medeiros, deve ressaltar que o Gama já conta com 36 quilômetros de ciclovias e uma ampla rede de transporte coletivo. “Os patinetes serão importantes para a mobilidade das pessoas, integrados com esses modais de transporte”, afirmou Valdemar Medeiros.
O militar da Força Nacional, André Luiz Melo, se deve configurar no primeiro a utilizar o patinete na cidade logo após o lançamento do serviço.
“Achamos uma iniciativa espetacular. Eu sou do Rio de Janeiro, minha esposa é do Piauí, e a gente sempre se perguntou por que o Gama não tinha esse serviço de patinetes, que é tão importante para a população”, comentou André Luiz Melo, sobre a novidade.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










