Por Kleber Karpov
A Revista Internacional de Vitimologia e Justiça Restaurativa está com o prazo aberto para receber artigos científicos sobre o “Direito das Mulheres”. A publicação, editada pelo Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral às Vítimas (Pró-Vítima), busca reunir textos que abordem o combate à violência contra o público feminino. Pesquisadores, juristas, profissionais das áreas de saúde, assistência social e psicologia, e especialistas em políticas públicas podem enviar seus conteúdos para análise até 30/Set.
O que pode ser publicado

A edição especial, a 7ª da revista, será lançada em outubro e estará disponível em cinco idiomas. Os artigos podem ter entre 12 e 20 páginas, no formato Times New Roman, com espaçamento 1,5. Os textos devem ser originais e inéditos.
Além do tema central, os artigos podem tratar sobre a Vitimologia como ciência autônoma e a importância do Estatuto da Vítima. A matéria, já aprovada na Câmara, aguarda aprovação no Senado Federal e busca assegurar direitos como indenização às vítimas de crimes, acidentes, desastres naturais e epidemias.
Urgência de estratégias e o protagonismo das vítimas
A presidente do Pró-Vítima, promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos, ressalta que a publicação busca autores que promovam debates e reforcem “a urgência de estratégias voltadas ao protagonismo das vítimas no Sistema de Justiça Criminal”. Para ela, a revista também abre espaço para reflexões sobre a Justiça Restaurativa como uma ferramenta transformadora em contextos de grande desigualdade social e violência.
Os artigos podem ser escritos por até três coautores, preferencialmente com títulos de doutor, mestre ou especialista. Excepcionalmente para esta edição, trabalhos de conclusão de curso também serão aceitos.
O envio deve ser feito para o e-mail [email protected] ou diretamente no site do provitima.org do periódico até o dia 30/Set.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










