Por Kleber Karpov
Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), em parceria com Instituto Bogéa e Brazil Foundation, promoveu, na tarde de segunda-feira (15/Ago), a aula inaugural do Projeto Curso de Maquiagem na Praça dos Direitos do Itapoã. A iniciativa capacitará gratuitamente 50 mulheres da região em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de oferecer novas oportunidades de renda e fortalecimento da autoestima.
Chance de transformação
A dona de casa Jéssica dos Santos, 35 anos e mãe de três filhos, foi uma das primeiras a se inscrever. Com alguma experiência na área, ela vê no curso a chance de transformar sua rotina. “Nunca tive oportunidade de me aprofundar em maquiagem profissional. Agora quero aprender para poder atender em casa, montar um salão e, ao mesmo tempo, continuar cuidando dos meus filhos. É a grande chance de aperfeiçoar minhas técnicas e conquistar uma renda sem precisar deixá-los sozinhos”, contou.
A representante comercial Daniela Farias, também com 35 anos, compartilha da mesma motivação, vendo a maquiagem como um instrumento de valorização pessoal e profissional. “Procurei o curso para aumentar minha autoestima. Estar bem apresentada influencia até no meu trabalho com vendas. Nunca imaginei ter um curso profissional desse nível, gratuito e tão perto de casa. Tenho certeza de que vai mudar a vida de muitas mulheres aqui no Itapoã”, afirmou.
Capacitação e empoderamento

O curso terá duração de oito semanas, com encontros semanais às segundas-feiras, totalizando 12 horas de formação entre aulas presenciais e online. As participantes recebem um kit de maquiagem para dar continuidade à prática e, ao final, um certificado de maquiadora, que as habilita a atuar em salões de beleza ou de forma autônoma.
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a iniciativa possui um efeito multiplicador. “O curso de maquiagem não é apenas uma capacitação, é um caminho para a independência financeira e para a valorização pessoal. Quando oferecemos oportunidades como essa, estamos promovendo transformação social, fortalecendo famílias e comunidades inteiras”, destacou.
A instrutora e presidente do Instituto Bogéa, Raquel Bogéa, ressaltou que a proposta vai além da técnica. “A maquiagem é o pano de fundo para o empoderamento feminino. Queremos que essas mulheres reconheçam sua identidade, valorizem a autoestima e saibam que podem gerar renda imediatamente com esse conhecimento. É um curso profissionalizante, mas também de motivação para a vida. Todas saem daqui prontas para trabalhar e sonhar mais alto”, afirmou.

Estrutura do Curso
A formação foi desenhada para ser completa e acessível:
- Duração: 8 semanas, com 12 horas de formação.
- Formato: Encontros semanais, combinando 6 aulas presenciais com 2 aulas online via WhatsApp.
- Benefícios: Além do aprendizado, todas as participantes recebem um kit de maquiagem para praticar e um certificado profissional ao final do curso.
Sobre o projeto
O Curso de Maquiagem integra um conjunto de ações ofertadas na Praça dos Direitos do Itapoã, um equipamento público gerido pela Sejus-DF. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Bogéa, que atua em Brasília desde 2008, e conta com o apoio da Brazil Foundation, organização internacional que viabiliza recursos e os kits de maquiagem para as alunas.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










