Por Kleber Karpov
O programa Vai de Graça, implementado em março pelo Governo do Distrito Federal (GDF), resultou em aumento no movimento de clientes e nas vendas para 96% dos lojistas, aponta pesquisa do Instituto Fecomércio-DF. A iniciativa, que oferece transporte público gratuito aos domingos e feriados, tem incentivado a população a sair para lazer e compras, fortalecendo a economia local e aumentando a arrecadação de impostos.
“O Vai de Graça tem sido um sucesso ao proporcionar momentos de lazer e de fé para as famílias e fortalecer a nossa economia”
Ibaneis Rocha
Governador do DF
Os dados são comemorados pelo governador Ibaneis Rocha. “O Vai de Graça tem sido um sucesso ao proporcionar momentos de lazer e de fé para as famílias e fortalecer a nossa economia. A pesquisa da Fecomércio comprova isso, e seguiremos apostando nessa política pública, que une inclusão social, qualidade de vida e desenvolvimento econômico”, disse o chefe do Executivo.
Impacto no comércio

A pesquisa do Instituto Fecomércio-DF detalha que, entre os comerciantes, 51,2% registraram crescimento de até 10% nas vendas nos dias de gratuidade, enquanto 27,2% tiveram um aumento entre 10% e 20%. Para aproveitar a movimentação, 20% dos lojistas adotaram promoções regulares. A superintendente do shopping Conjunto Nacional, Renata Salino, confirma os resultados. “No início, o movimento foi mais tímido, mas a cada domingo e feriado o público foi crescendo e hoje já vemos resultados muito consistentes”, afirma.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o impacto vai além das vendas. “A medida estimula o turismo interno, amplia a circulação de pessoas em áreas de comércio, cultura e lazer e contribui para uma melhor qualidade de vida da população”, destaca.
Economia e arrecadação
Uma análise da Secretaria de Economia (Seec-DF), comparando os meses de março a julho de 2024 e 2025, corrobora os dados. Houve aumento de 5,4% na quantidade média de notas fiscais emitidas por empresa e de 8,6% no valor médio dos documentos, resultando em uma alta de 5,8% na arrecadação do ICMS varejista. “É uma política pública que une inclusão social, cidadania e desenvolvimento econômico”, avalia o secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho.
A gratuidade também conteve a inflação. Em maio, a queda de 17,20% nas passagens de ônibus urbano ajudou a segurar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no DF.
Sucesso na mobilidade
O reflexo no transporte público tem sido expressivo. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), a média de passageiros aos domingos saltou de 270 mil para 460 mil, um crescimento de 70%. Até 07/Set, mais de 20,4 milhões de viagens gratuitas foram registradas.
“Esse aumento na demanda mostra o sucesso do programa e com isso nós fizemos alguns ajustes, criamos novas linhas e ampliamos a oferta de viagens para atender aos passageiros nas rotas mais procuradas”, explicou o secretário Zeno Gonçalves.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










