22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:27

Vai de Graça impulsiona vendas e aumenta movimento no comércio do DF

Pesquisa da Fecomércio-DF aponta que 96% dos lojistas notaram aumento de clientes aos domingos e feriados

Por Kleber Karpov

O programa Vai de Graça, implementado em março pelo Governo do Distrito Federal (GDF), resultou em aumento no movimento de clientes e nas vendas para 96% dos lojistas, aponta pesquisa do Instituto Fecomércio-DF. A iniciativa, que oferece transporte público gratuito aos domingos e feriados, tem incentivado a população a sair para lazer e compras, fortalecendo a economia local e aumentando a arrecadação de impostos.

“O Vai de Graça tem sido um sucesso ao proporcionar momentos de lazer e de fé para as famílias e fortalecer a nossa economia”

 Ibaneis Rocha
Governador do DF

Os dados são comemorados pelo governador Ibaneis Rocha. “O Vai de Graça tem sido um sucesso ao proporcionar momentos de lazer e de fé para as famílias e fortalecer a nossa economia. A pesquisa da Fecomércio comprova isso, e seguiremos apostando nessa política pública, que une inclusão social, qualidade de vida e desenvolvimento econômico”, disse o chefe do Executivo.

Impacto no comércio

A circulação gratuita no transporte público, além de ampliar as oportunidades de lazer e cultura, fortalece a atividade econômica e a arrecadação do DF | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A pesquisa do Instituto Fecomércio-DF detalha que, entre os comerciantes, 51,2% registraram crescimento de até 10% nas vendas nos dias de gratuidade, enquanto 27,2% tiveram um aumento entre 10% e 20%. Para aproveitar a movimentação, 20% dos lojistas adotaram promoções regulares. A superintendente do shopping Conjunto Nacional, Renata Salino, confirma os resultados. “No início, o movimento foi mais tímido, mas a cada domingo e feriado o público foi crescendo e hoje já vemos resultados muito consistentes”, afirma.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o impacto vai além das vendas. “A medida estimula o turismo interno, amplia a circulação de pessoas em áreas de comércio, cultura e lazer e contribui para uma melhor qualidade de vida da população”, destaca.

Economia e arrecadação

Uma análise da Secretaria de Economia (Seec-DF), comparando os meses de março a julho de 2024 e 2025, corrobora os dados. Houve aumento de 5,4% na quantidade média de notas fiscais emitidas por empresa e de 8,6% no valor médio dos documentos, resultando em uma alta de 5,8% na arrecadação do ICMS varejista. “É uma política pública que une inclusão social, cidadania e desenvolvimento econômico”, avalia o secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho.

A gratuidade também conteve a inflação. Em maio, a queda de 17,20% nas passagens de ônibus urbano ajudou a segurar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no DF.

Sucesso na mobilidade

O reflexo no transporte público tem sido expressivo. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), a média de passageiros aos domingos saltou de 270 mil para 460 mil, um crescimento de 70%. Até 07/Set, mais de 20,4 milhões de viagens gratuitas foram registradas.

“Esse aumento na demanda mostra o sucesso do programa e com isso nós fizemos alguns ajustes, criamos novas linhas e ampliamos a oferta de viagens para atender aos passageiros nas rotas mais procuradas”, explicou o secretário Zeno Gonçalves.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...