Força-tarefa da Saúde garante inserção de DIU a quase 600 mulheres

Iniciativa busca atender demanda pelo método contraceptivo na região Sul do DF

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde (SES-DF) organizou, nesta semana, uma força-tarefa que garantiu a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) em quase 600 moradoras de Santa Maria e do Gama, convocadas para atender a uma demanda reprimida pelo método contraceptivo na região.

A ação da equipe de Atenção Primária da região Sul contemplou mulheres como a estudante Sara Lima, 21, que buscava uma alterSaranativa ao método hormonal injetável. “O DIU dura mais tempo, uns cinco a sete anos. Me deu bastante cólica na inserção, mas foi suportável e as consequências valem a pena”, afirma.

Sara Lima, 21, foi uma das beneficiadas pela ação. Ela afirma que o procedimento, apesar de desconfortável, foi tolerável e as consequências valem a pena. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Ampliação do acesso

De acordo com a diretora de Atenção Primária da região de saúde Sul, Regiane Martins, a iniciativa surgiu diante da alta procura pelo serviço, que passou a ser realizado também na atenção primária.

“É uma ação importante para alcançar as mulheres que até então tinham uma dificuldade de acesso. Realizamos esta força-tarefa também pensando em levar mais informações sobre saúde sexual e reprodutiva”, destacou Regiane Martins.

A rede pública do Distrito Federal oferece o DIU de cobre, não hormonal, e as interessadas podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. A força-tarefa começou na UBS 1 de Santa Maria, com cerca de 50 agendamentos por dia, e a expectativa é expandir o serviço para outras unidades. Além da convocação de pacientes, a mobilização incluiu atividades educativas.

“Nós trouxemos pessoas da comunidade e lideranças para passarem por um momento de educação e saúde. As mulheres foram bem orientadas em relação a todos métodos contraceptivos, sobre saúde sexual”, afirmou a diretora.

Parceria com a ONU

Para ampliar o alcance do serviço, a equipe da Atenção Primária firmou uma parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). Uma comitiva internacional visitou a UBS 1 de Santa Maria, nesta quinta-feira (11/Set), para alinhar estratégias de fortalecimento da oferta. Entre as medidas previstas estão atividades coletivas, distribuição de material informativo, capacitação de servidores, em especial enfermeiros, e rodas de conversa com a comunidade.

Para ampliar o alcance do serviço, a equipe da atenção primária da região firmou parceria com a ONU, que enviou uma comitiva internacional para visita. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Partidos aguardam divisão dos valores do Fundo Eleitoral para 2026

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na...

Pacientes com pressão alta precisam redobrar os cuidados nos dias frios

Por Kleber Karpov Pessoas com hipertensão devem redobrar a atenção...

Junho Laranja: Hran é referência no atendimento a vítimas de queimaduras

Por Kleber Karpov O Hospital Regional da Asa Norte (Hran),...

Programa Acolher Eles e Elas já atendeu mais de 200 órfãos de feminicídio no DF

Por Kleber Karpov O Programa Acolher Eles e Elas, implementado...

Se liga! Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma e cegueira

Por Kleber Karpov O uso inadequado e a aquisição de...

União Europeia veta carne brasileira a partir de setembro

Por Kleber Karpov A União Europeia (UE) oficializou, em 05/Jun/2026,...

Decisão do TJDFT fixa prazo para adequação de cargos em administrações regionais

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal determinou, em...

Alexandre de Moraes valida acordo que suspende ação contra deputado réu por 8/1

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Destaques

Partidos aguardam divisão dos valores do Fundo Eleitoral para 2026

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na...

Pacientes com pressão alta precisam redobrar os cuidados nos dias frios

Por Kleber Karpov Pessoas com hipertensão devem redobrar a atenção...

Junho Laranja: Hran é referência no atendimento a vítimas de queimaduras

Por Kleber Karpov O Hospital Regional da Asa Norte (Hran),...

Programa Acolher Eles e Elas já atendeu mais de 200 órfãos de feminicídio no DF

Por Kleber Karpov O Programa Acolher Eles e Elas, implementado...

Se liga! Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma e cegueira

Por Kleber Karpov O uso inadequado e a aquisição de...