Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde (SES-DF) organizou, nesta semana, uma força-tarefa que garantiu a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) em quase 600 moradoras de Santa Maria e do Gama, convocadas para atender a uma demanda reprimida pelo método contraceptivo na região.
A ação da equipe de Atenção Primária da região Sul contemplou mulheres como a estudante Sara Lima, 21, que buscava uma alterSaranativa ao método hormonal injetável. “O DIU dura mais tempo, uns cinco a sete anos. Me deu bastante cólica na inserção, mas foi suportável e as consequências valem a pena”, afirma.

Ampliação do acesso
De acordo com a diretora de Atenção Primária da região de saúde Sul, Regiane Martins, a iniciativa surgiu diante da alta procura pelo serviço, que passou a ser realizado também na atenção primária.
“É uma ação importante para alcançar as mulheres que até então tinham uma dificuldade de acesso. Realizamos esta força-tarefa também pensando em levar mais informações sobre saúde sexual e reprodutiva”, destacou Regiane Martins.
A rede pública do Distrito Federal oferece o DIU de cobre, não hormonal, e as interessadas podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. A força-tarefa começou na UBS 1 de Santa Maria, com cerca de 50 agendamentos por dia, e a expectativa é expandir o serviço para outras unidades. Além da convocação de pacientes, a mobilização incluiu atividades educativas.
“Nós trouxemos pessoas da comunidade e lideranças para passarem por um momento de educação e saúde. As mulheres foram bem orientadas em relação a todos métodos contraceptivos, sobre saúde sexual”, afirmou a diretora.
Parceria com a ONU
Para ampliar o alcance do serviço, a equipe da Atenção Primária firmou uma parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). Uma comitiva internacional visitou a UBS 1 de Santa Maria, nesta quinta-feira (11/Set), para alinhar estratégias de fortalecimento da oferta. Entre as medidas previstas estão atividades coletivas, distribuição de material informativo, capacitação de servidores, em especial enfermeiros, e rodas de conversa com a comunidade.

Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










