Por Kleber Karpov
Policiais civis do Distrito Federal aprovaram, em assembleia nesta sexta-feira (5/Set), a contraproposta de reajuste salarial elaborada pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF). A decisão ocorre após o governo federal apresentar um novo índice de 24,32% em reunião com o sindicato, valor que, embora superior à oferta inicial de 18%, ainda não atende à principal reivindicação da categoria: o resgate da paridade com a Polícia Federal.
A assembleia ocorreu no Parque da Cidade e reafirmou a deliberação da categoria por uma contraproposta que consideram mais alinhada aos seus interesses.
Avanço na negociação
De acordo com o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, a nova proposta do governo demonstra um avanço, mas não alcança o objetivo final. “Nós continuamos insistindo na contraproposta porque sabemos que os governos do presidente Lula sempre valorizaram os policiais civis do DF. No seu primeiro e segundo mandatos, essa isonomia foi mantida”, ressaltou o sindicalista.
Luta pela paridade continua
O pleito central dos policiais civis é o resgate da paridade salarial com as Polícias Civis dos ex-Territórios e com a Polícia Federal, condição histórica rompida há quase uma década. Enoque de Freitas expressou confiança de que o presidente resgatará essa paridade em seu terceiro mandato.
O Sinpol-DF informa que a categoria continua mobilizada e em articulação com a senadora Leila do Vôlei e os deputados federais Rafael Prudente e Erika Kokay junto ao governo federal para alcançar a valorização pleiteada.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










