Segurança: Praça dos Três Poderes deve receber reforço policial durante a próxima semana

Operação integrada entre a Polícia Judicial do STF e a Secretaria de Segurança Pública do DF atuará durante julgamento na Corte Suprema e no desfile cívico de 7 de setembro.

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e a Polícia Judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) realizarão uma operação de segurança integrada a partir de 2 de setembro, em função de um julgamento na Corte, e para as comemorações do 7 de Setembro, no próximo domingo. O esquema especial de segurança terá a Praça dos Três Poderes como foco, com o policiamento intensificado e o monitoramento das vias de acesso.

A operação contará com equipamentos de última geração e drones com capacidade de imagem térmica, permitindo varreduras diurnas e noturnas para garantir a vigilância contínua do perímetro. A partir de 1º de setembro, a Célula Presencial Integrada de Inteligência será instalada na sede da SSP-DF. A estrutura, que reunirá órgãos de segurança locais e nacionais, visa a ampliar o compartilhamento de informações, reduzir o tempo de resposta e potencializar ações preventivas, como o monitoramento de redes sociais para identificar movimentações suspeitas.

O policiamento na Praça dos Três Poderes será ampliado e incluirá abordagens e revista de mochilas em situações suspeitas, em cumprimento à decisão do STF que proíbe acampamentos e obstruções na área. Até o momento, não há indícios de manifestações relacionadas ao julgamento.

Para o desfile de 7 de setembro, a Esplanada dos Ministérios será interditada a partir das 17h do dia 6 de setembro, na altura da Catedral, e às 23h, na alça leste, após a Rodoviária do Plano Piloto. O acesso ao público no dia do evento será aberto às 6h, com pontos de revista para controle.

Para garantir a tranquilidade e a segurança, a entrada de itens como armas, objetos cortantes, fogos de artifício, recipientes de vidro e mochilas de grande porte estará proibida. Drones sem autorização também não serão permitidos. As medidas estão sendo adotadas em parceria com o STF e os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública.

Medidas de Segurança

  • Policiamento ampliado: Na Praça dos Três Poderes, com atenção às vias de acesso (S1 e S2).
  • Tecnologia: Monitoramento com drones e imagens térmicas para vigilância contínua.
  • Proibições: Itens como armas, objetos cortantes, fogos de artifício e mochilas grandes não serão permitidos na Esplanada.
  • Interdições: Esplanada dos Ministérios será bloqueada para veículos na véspera do desfile.


Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou,...

Carol Dartora aciona TSE para impedir retrocesso no financiamento de candidaturas negras

Por Kleber Karpov A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou...

Congresso celebra Ano Cultural Brasil-China 2026 e reforça novas frentes de cooperação entre os países

Por Kleber Karpov A Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira...

Destaques

Secretaria libera R$ 42,1 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

Por Kleber Karpov Um total de R$ 42,1 milhões foi...

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...