18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:43

Hospital de Base recebe novos medidores de pressão para agilizar atendimento

Ambulatório de Cardiologia ganha 25 aparelhos modernos como legado de pesquisa clínica

Por Kleber Karpov

O Ambulatório de Cardiologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu, nesta quinta-feira (14/Ago), 25 novos esfigmomanômetros, aparelhos de alta precisão para medir a pressão arterial, que irão reforçar e agilizar o cuidado com os pacientes. A entrega, realizada pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), é um legado direto de uma pesquisa clínica desenvolvida na unidade, que reverte os equipamentos utilizados para a melhoria da assistência.

Os equipamentos beneficiam diretamente pacientes com doenças cardíacas e fatores de risco como a hipertensão, que dependem de aferições constantes e precisas. “Um dos grandes pilares do nosso trabalho é o controle da pressão arterial para reduzir o risco cardiovascular e prevenir complicações. Essa doação vem suprir uma necessidade muito importante”, afirma a chefe do serviço de cardiologia, Gabriela Thevenard. A gerente-geral de assistência do HBDF, Fernanda Hak, reforça o foco no usuário do sistema: “Cada equipamento novo é uma ferramenta a mais para qualificar nosso trabalho e cuidar melhor de quem é o motivo de estarmos aqui: o paciente.”

Legado da ciência

Paradoxalmente, o reforço em equipamentos básicos para o dia a dia do ambulatório não veio de uma compra de rotina, mas como resultado de uma pesquisa clínica patrocinada. O estudo foi conduzido no HBDF em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE). Ao final do projeto, os aparelhos utilizados foram integralmente doados ao hospital.

Segundo a diretora da DIEP, Emanuela Dourado, a ação segue uma determinação da Resolução RDE 20/2023, que garante um retorno prático dos investimentos em pesquisa. “Quando o pesquisador recebe recursos para um estudo, parte deles é revertida para a unidade. Cabe ao pesquisador identificar as necessidades do serviço e a melhor forma de beneficiar a equipe e os pacientes”, explica.

Impacto direto para quem precisa

A chegada dos aparelhos foi comemorada por quem depende do serviço. Júlia Marques Ferreira, que faz acompanhamento cardiológico a cada seis meses na unidade, viu a novidade como um sinal de melhoria. “Sou sempre muito bem tratada aqui. Acredito que quanto mais equipamentos o hospital tiver, melhor será para todos nós que precisamos”, lembra.

Para Ylana Leal, gerente de pesquisa substituta da DIEP, a entrega materializa o propósito da investigação científica no ambiente hospitalar. “Muitas pesquisas ficam restritas ao meio acadêmico. Aqui, conseguimos transformar resultados científicos em melhorias reais no atendimento”, completa.

O estudo, liderado pela cardiologista Ana Cláudia Nogueira e financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, avaliou se a manutenção da pressão arterial sistólica em níveis mais baixos que o padrão atual poderia reduzir eventos cardiovasculares graves, como infarto e AVC, em pacientes com diabetes mellitus. No Hospital de Base, 89 pacientes participaram da pesquisa entre 2019 e 2025, e o estudo segue em andamento em outras regiões do país.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...