DF aumenta em 58% aplicação de vacinas de rotina

Campanha e ampliação de postos resultam em mais de 274 mil doses aplicadas no primeiro semestre

Por Kleber Karpov

A aplicação de vacinas do calendário de rotina no Distrito Federal registrou um aumento de 58% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado é reflexo direto de estratégias adotadas pela Secretaria de Saúde (SES-DF), como a campanha “Vacina em Dia é Saúde em Toda a Vida” e a ampliação do acesso, com postos funcionando em horários estendidos e ações móveis. Ao todo, 274.435 doses foram aplicadas de janeiro a junho deste ano, um salto significativo em relação às 173.648 doses do mesmo período em 2023.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, comemora os números e destaca o esforço contínuo para reverter a tendência de queda nas coberturas vacinais. “Estamos muito felizes. Esse aumento representa mais pessoas protegidas. É o resultado de um grande esforço das nossas equipes”, afirma. A gestora reforça o apelo para que a população mantenha a caderneta de vacinação atualizada.

Estratégia de sucesso

Para alcançar o resultado, a SES-DF investiu na expansão dos pontos de vacinação, que hoje somam mais de 100 salas de imunização. A ampliação dos horários de funcionamento, incluindo turnos noturnos e atendimentos aos fins de semana, também foi um fator crucial. Iniciativas como o “Carro da Vacina”, que leva a imunização a áreas de grande circulação, e a vacinação em escolas, facilitaram o acesso para milhares de cidadãos.

Todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, do Programa Nacional de Imunizações (PNI), estão disponíveis, incluindo as doses contra a influenza e a dengue, que foram recentemente incorporadas de forma inédita na rede pública. A localização e os horários de funcionamento das salas de vacina podem ser consultados no site da Secretaria de Saúde.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...