Saúde capacita profissionais de CAPS em economia solidária para promover inclusão social

Iniciativa da SES-DF em parceria com a Fiocruz visa fortalecer a autonomia de usuários da saúde mental

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em uma parceria estratégica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), capacitou cerca de 50 profissionais da rede pública para integrar a economia solidária aos serviços de saúde mental. O curso “Saúde Mental e Economia Solidária: tecendo redes de promoção da vida no DF” visa promover a inclusão social e fortalecer o protagonismo de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) por meio do trabalho e da geração de renda. A formação contou com a participação do sanitarista Paulo Amarante, um dos idealizadores da Reforma Psiquiátrica no Brasil. 

Com duração de quatro meses, o curso preparou os profissionais para apoiar os usuários na criação de empreendimentos coletivos e autogeridos, como associações e cooperativas. A iniciativa busca consolidar o trabalho como uma poderosa ferramenta terapêutica, alinhada às diretrizes da Reforma Psiquiátrica, que preconiza o cuidado em liberdade e o resgate da cidadania.

“A ideia é que com essas iniciativas possamos profissionalizar e instrumentalizar os usuários dos Caps para produzir peças e que possam permitir a geração de renda. Esse curso aborda temas como o associativismo, o cooperativismo e buscará instrumentalizar para que a produção possa virar uma fonte de renda, o que é excelente porque ajuda na autonomia e na reabilitação psicossocial”, aponta a subsecretária de Saúde Mental (Susam), Fernanda Falcomer.

Fernanda Falcomer, subsecretária de Saúde Mental do DF – Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Protagonismo e cidadania

A economia solidária é apresentada no projeto como uma estratégia fundamental na reabilitação psicossocial. Para o pesquisador Paulo Amarante, a iniciativa representa uma inovação no cuidado a uma população vulnerável.

“As pessoas que utilizam o serviço têm problemas sociais graves, muitas vezes em situações de vulnerabilidade, não têm formação. Então, além de uma nova forma de cuidado em saúde e liberdade, é também constituir outras possibilidades de organização da vida. Essa pessoa precisa ter uma geração de renda e não só no sentido de dar um emprego, é uma questão de sociabilidade”, ressaltou Amarante.

Paulo Amarante, pesquisador sênior da Fiocruz e presidente da Abrasme – Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

A troca de experiências entre os serviços também é um dos pilares do projeto. Adriana Câmara, gerente do Caps AD de Santa Maria e uma das participantes, destaca que a medida fortalece toda a rede.

“Nas outras regiões, às vezes tem algum serviço que já está dando certo e podemos implementar, ou a gente tem dicas de como fazer e repassamos. Isso é essencial para oferecermos um atendimento com cada vez mais qualidade”, afirma.

A supervisora do Caps III de Samambaia, Juliana Neves Batista, reforça que a inclusão por meio do trabalho promove cidadania. “Tem muitos usuários que possuem renda, têm dificuldade de se reinserir. Tendo um curso que viabilize isso é muito bom porque eles conseguem ter essa desenvoltura”, ressalta.

Reintegração social

A gerente de Desinstitucionalização da SES-DF, Jamila Zgiet, explica que a reabilitação psicossocial busca a superação da vulnerabilidade e a participação ativa na sociedade. “Além dos atendimentos clínicos, estamos investindo também na parte mais prática para que os serviços consigam ajudar os usuários e familiares a desenvolver empreendimentos de economia solidária, com atividades como artesanato, pintura, horta, iniciativas já realizadas nos Caps”, detalha.

A ação se soma a outros projetos da SES-DF em conjunto com a Fiocruz, como o Libertarte, que oferece oficinas criativas aos pacientes dos Caps. A iniciativa, que conta com oficineiros dedicados a atividades artísticas e de produção, qualifica e amplia o que já é realizado nos 18 centros que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Distrito Federal.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Partidos aguardam divisão dos valores do Fundo Eleitoral para 2026

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na...

Pacientes com pressão alta precisam redobrar os cuidados nos dias frios

Por Kleber Karpov Pessoas com hipertensão devem redobrar a atenção...

Junho Laranja: Hran é referência no atendimento a vítimas de queimaduras

Por Kleber Karpov O Hospital Regional da Asa Norte (Hran),...

Programa Acolher Eles e Elas já atendeu mais de 200 órfãos de feminicídio no DF

Por Kleber Karpov O Programa Acolher Eles e Elas, implementado...

Se liga! Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma e cegueira

Por Kleber Karpov O uso inadequado e a aquisição de...

União Europeia veta carne brasileira a partir de setembro

Por Kleber Karpov A União Europeia (UE) oficializou, em 05/Jun/2026,...

Decisão do TJDFT fixa prazo para adequação de cargos em administrações regionais

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal determinou, em...

Alexandre de Moraes valida acordo que suspende ação contra deputado réu por 8/1

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Destaques

Partidos aguardam divisão dos valores do Fundo Eleitoral para 2026

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na...

Pacientes com pressão alta precisam redobrar os cuidados nos dias frios

Por Kleber Karpov Pessoas com hipertensão devem redobrar a atenção...

Junho Laranja: Hran é referência no atendimento a vítimas de queimaduras

Por Kleber Karpov O Hospital Regional da Asa Norte (Hran),...

Programa Acolher Eles e Elas já atendeu mais de 200 órfãos de feminicídio no DF

Por Kleber Karpov O Programa Acolher Eles e Elas, implementado...

Se liga! Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma e cegueira

Por Kleber Karpov O uso inadequado e a aquisição de...