Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro por descumprimento de medidas cautelares

Para Moraes, ex-presidente burlou condições restritivas impostas por medidas cautelares, com afrontamento às instituições por meio de redes sociais de terceiros

Por Kleber Karpov

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decretou nesta segunda-feira (4/Ago), a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em causa está o descumprimento, reiterado, de medidas cautelares impostas, em decisão anterior (19/Jul), ocasião em que Bolsonaro passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. A prisão deve ser cumprida em residência, até o julgamento do STF de investigação por, dentre outros crimes, a suposta tentativa de golpe, pós-eleições de 2022.

A decisão tem como base o uso de redes sociais de terceiros, especialmente de seus filhos parlamentares, por parte do ex-presidente para divulgar mensagens classificadas como incentivo a ataques ao STF e defesa de intervenção estrangeira no Judiciário brasileiro.

Para o magistrado, mesmo proibido de atuar diretamente em redes sociais, Bolsonaro driblou as restrições e continuou influente no debate digital, o que tornou necessária a adoção de medidas mais severas para coibir novas infrações. “Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, indicou Moraes no decisão.

Condições impostas com a prisão

Dentre as restrições decretadas por Alexandre de Moraes, destacam-se:

  • Uso obrigatório de tornozeleira eletrônica;

  • Proibição de visitas, exceto para familiares próximos e advogados;

  • Recolhimento de todos os celulares disponíveis no local, impedindo uso tanto direto como por terceiros;

  • Proibição de qualquer comunicação com outros investigados ou réus;

  • Proibição de contato com embaixadores e diplomatas estrangeiros;

  • Monitoramento do cumprimento das medidas por 24 horas.

A decisão enfatiza que o descumprimento de qualquer determinação levará à conversão da prisão domiciliar em preventiva, com medidas ainda mais gravosas.

Reação da defesa

A defesa de Bolsonaro se manifestou com “surpresa e indignação”, ao sustentar o cumprimento das determinações do STF por parte do ex-presidente, e que as medidas seriam injustificadas. Além de sugerirem que o ex-mandatário do Palácio do Planalto está a ser punido por práticas de terceiros, isso ao afirmar que frases classificadas como atentatórias à soberania nacional jamais teriam sido proferidas por ele.

A defesa sustenta que deve recorrer ao STF após acesso integral à decisão judicial, além de contestar a amplitude das medidas, sob alegação de ter, o ex-presidente, comparecido a todos os atos do processo, além de demonstra não haver risco de fuga ou obstrução da Justiça.

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...