19.5 C
Brasília
06 dez 2025 03:15

UPA do Núcleo Bandeirante passa por reformas

Sala Amarela será adaptada para atendimento a pacientes com transtornos psiquiátricos

Por Anna Beatriz Vieira
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) iniciou neste mês as obras de reforma da Sala Amarela da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante. O espaço está sendo adaptado para oferecer um atendimento mais adequado a pacientes em situação de vulnerabilidade psíquica, devido ao aumento significativo da demanda por atendimentos em saúde mental na unidade.
Durante o período da obra, a UPA estará temporariamente com 10 leitos a menos, o que pode limitar a admissão de novos pacientes, especialmente os classificados como casos de risco moderado a elevado, que normalmente seriam internados na Sala Amarela.
Apesar da readequação, a unidade tem mantido uma média de 8.383 atendimentos mensais em clínica médica, pediatria e, cada vez mais, em áreas como psiquiatria, cardiologia e neurologia.
A previsão inicial para a conclusão da obra é de 90 dias, podendo haver ajustes no cronograma em razão de questões estruturais ou logísticas. Todo o processo está sendo acompanhado de perto para minimizar os impactos na assistência à população.

Recomendações à população

Pacientes com casos menos graves (classificados como verde ou azul na triagem de risco) devem, preferencialmente, buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme as orientações do Manual de Acolhimento da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).
Para casos urgentes, recomendamos procurar, conforme a gravidade e a localização, as UPAs de Vicente Pires, Samambaia, Riacho Fundo II ou Recanto das Emas.
Contamos com a compreensão da população. Os transtornos causados temporariamente pela obra visam a melhoria contínua do atendimento, sobretudo no cuidado à saúde mental da comunidade do Núcleo Bandeirante.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...