Projeto Poder em Movimento chega ao Guará com cursos e atendimentos gratuitos para mulheres

Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania oferece capacitação profissional e atendimentos gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade no DF

O Poder em Movimento desembarca no Guará entre os dias 7 e 17 de abril, trazendo uma oportunidade única para mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), tem como objetivo oferecer cursos profissionalizantes e atendimentos gratuitos que fortaleçam a autonomia e a inserção social das participantes.

A nova edição do projeto será na QE 25, no estacionamento do Cave, próximo à administração regional e à Feira do Guará. Serão oferecidos cursos nas áreas de manicure e pedicure, design de sobrancelhas, extensão de cílios, corte de cabelo, marketing digital e corte e costura. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site. Basta clicar em “inscreva-se” e selecionar os cursos ou serviços desejados.

O projeto oferece capacitação profissional, palestras e consultas médicas, entre outras atividades | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus

Além da capacitação profissional, as participantes receberão certificados reconhecidos pela Sejus, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho. O projeto também disponibiliza atendimentos médicos, psicológicos, odontológicos e jurídicos, além de palestras sobre temas como violência contra a mulher, enfrentamento às drogas e inclusão e diversidade.

Impacto e ampliação

O Poder em Movimento tem caráter itinerante e já passou por Ceilândia em janeiro, Samambaia em fevereiro e Planaltina em março. A meta é realizar 8.800 atendimentos gratuitos, beneficiando mulheres em situação de vulnerabilidade, incluindo pessoas com deficiência, LGBTQIA+, vítimas de violência e usuárias de substâncias psicoativas.

“Cada curso, cada atendimento, representa uma chance real de transformação na vida dessas mulheres”

Marcela Passamani
secretária de Justiça e Cidadania

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o projeto é um compromisso do governo em ampliar oportunidades para mulheres que enfrentam desafios sociais e econômicos. “Nosso objetivo é oferecer um caminho para a autonomia financeira e o empoderamento feminino. Cada curso, cada atendimento, representa uma chance real de transformação na vida dessas mulheres”, afirmou.

A iniciativa conta com investimento de R$ 4,6 milhões, viabilizado por emenda parlamentar da deputada distrital Dayse Amarilio, e é executada em parceria com o Instituto Tecnológico Brasileiro (ITCB).

Confira os serviços que serão oferecidos

Saúde
→ Consultas básicas
→ Consultas odontológicas
→ Orientação psicológica
→ Fisioterapeuta

Justiça e Cidadania
→ Orientação jurídica
→ Palestras sobre violência contra a mulher
→ Palestras sobre enfrentamento às drogas
→ Palestras sobre inclusão e diversidade

Qualificação
→ Curso de manicure e pedicure
→ Curso de designer de sobrancelhas
→ Curso de extensão de cílios
→ Curso de corte de cabelo
→ Curso de corte e costura
→ Curso de marketing digital

Qualidade de vida e bem-estar
→ Dia da beleza
→ Passeio turístico

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Celina Leão reage a “diálogos de terceiros” com Daniel Vorcaro

A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas), utilizou a...

CriAtiva realiza no Guará, cursos gratuitos de comunicação, marketing e audiovisual

Por Kleber Karpov O projeto CriAtiva – Comunicação, Cultura e...

Destaques

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Mais de 31 mil lâmpadas são trocadas e ajudam famílias de baixa renda do DF a economizar energia

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília substituiu mais de 31...