STF invalida lei de Roraima que isenta carros elétricos do IPVA

Medida foi considerada inconstitucional por falta de estimativa de impacto financeiro e orçamentário

O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, declarou inconstitucional lei do Estado de Roraima que concedia isenção do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para automóveis elétricos, híbridos, híbridos plug-in e a hidrogênio. A decisão foi tomada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7728, julgada na sessão virtual encerrada em 14/2.

Em outubro do ano passado, o relator, ministro Alexandre de Moraes, havia deferido liminar para suspender a eficácia da norma. No julgamento do mérito, ele reiterou que o artigo 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) exige estimativa de impacto orçamentário e financeiro para qualquer criação, alteração de despesa ou renúncia de receitas, a fim de garantir que as perdas fiscais sejam corretamente calculadas. Contudo, a Lei estadual 1.983/2024 de Roraima não cumpriu esse requisito: a justificativa da proposta se limitou a somar os impostos que deixariam de ser arrecadados em cinco anos, sem considerar a atualização do tributo, a inflação e o aumento na compra desses veículos durante o período.

A ação foi proposta pelo governo de Roraima, que argumentou que a lei não previu medidas para compensar a perda de receita, nem está contemplada na proposta na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado.

FonteSTF

Celina Leão descarta desativação da Feira Agroecológica da Ponta Norte em Brasília

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Justiça Federal julgou improcedente, na última...

Enem 2026: primeiro dia de provas ocorre neste domingo (8)

Por Kleber Karpov O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas...

Brasil estima alcance de até 860 mil casos prováveis de dengue em 2027

Por Kleber Karpov O Brasil contabiliza estimativa de até 860...

Destaques

Celina Leão anuncia processo seletivo e novas vagas para médicos na rede pública do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (PP),...

Revivium site de suporte a advogados abre espaço gratuito para credores consultarem processos em execução

Da Redação | Publieditorial Em fase de lançamento, a plataforma...

Celina Leão descarta desativação da Feira Agroecológica da Ponta Norte em Brasília

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Equipes do Samu-DF participas de curso de capacitação da PCDF para preservação de vestígios em cenarios de crimes

Por Kleber Karpov Trabalhadores da saúde vinculados ao Serviço de...

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Justiça Federal julgou improcedente, na última...