25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:36

Relatório aponta: Servidores ligados a Liliane Roriz, supostamente, deletaram arquivos na Câmara Legislativa

Metrópoles teve acesso ao documento. Os 300 megas excluídos da rede do gabinete 16 e da Vice-Presidência teriam sido apagados por funcionários de Liliane Roriz (PTB), segundo investigação feita pela Coordenação de Informática da Casa. A queima de arquivo ocorreu antes da Operação Drácon

Por Manoela Alcântara

A Coordenação de Informática da Câmara Legislativa concluiu a auditoria para descobrir quem apagou os arquivos do Gabinete 16, da deputada distrital Liliane Roriz (PTB). O Metrópoles teve acesso aos documentos que apontam suposta atuação de três pessoas, lotadas na estrutura da Vice-Presidência e no gabinete da parlamentar.

No relatório elaborado pela coordenação, aponta-se que Lúcia Maria Di Lorenzo Leal teria deletado 47.436 arquivos. Na senha atribuída a Leonardo de Castro Vieira teriam sido excluídas 6.497 pastas. E, no login de Angélica Veras dos Anjos, foram removidos 175 arquivos.

relatorio-1

relatorio-2

Os arquivos foram deletados quatro dias antes de promotores e policiais civis cumprirem mandados de busca e apreensão no Legislativo local. A Operação Drácon foi deflagrada no dia 23/8 para investigar denúncias de um suposto esquema de cobrança de propina por deputados distritais para a destinação de emendas parlamentares. Ao todo, foram apagados 300 megas de informação como projetos de lei, documentos e fotos, entre outros.

O pedido de investigação e recuperação dos documentos foi feito pelo chefe de gabinete da deputada Liliane Roriz. Como eles são os solicitantes, foram os primeiros a receber o relatório.

De acordo com a assessoria de imprensa da deputada Liliane Roriz, a parlamentar só irá se pronunciar após o Ministério Público concluir suas investigações. Ainda segundo a assessoria, Liliane está de licença sem vencimentos. Quanto ao questionamento à CMI sobre o sumiço dos arquivos da rede do Gabinete 16, ele foi feito pelo chefe de gabinete, José Adenauer. A assessoria da filha do ex-governador Joaquim Roriz reitera que não há, por parte de Liliane, nenhum interesse em se precipitar nas suas declarações.

Na manhã desta sexta-feira (2/9), policiais e promotores voltaram aos gabinetes da Câmara Legislativa para recolher mais provas contra os distritais e servidores da Casa.

Aguarde mais informações

Fonte: Metrópoles

 

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...