20.5 C
Brasília
22 mar 2026 01:54

Conselheiro Manoel de Andrade é eleito presidente do TCDF

Por Polyana Resende

Nesta quarta-feira, dia 11 de dezembro de 2024, foi realizada a eleição para a gestão do ⁠Tribunal de Contas do Distrito Federal durante o Biênio 2025/2026. O decano da corte, Conselheiro Manoel de Andrade, foi eleito presidente. Ele vai gerir o TCDF por dois anos ao lado do Conselheiro Inácio Magalhães Filho, escolhido pelo Plenário da Corte para o cargo de vice-presidente.

O atual presidente, Conselheiro Márcio Michel, vai assumir a Corregedoria e o Conselheiro Paulo Tadeu será conselheiro-ouvidor novamente. O regente da Escola de Contas Públicas, Conselheiro Renato Rainha, também foi reconduzido ao cargo.

A eleição deste ano ainda contou com uma novidade: a escolha de conselheiro de Relações Institucionais e presidente da Comissão de Regimento e Jurisprudência, funções aprovadas na sessão administrativa que antecedeu a votação. Esses cargos serão ocupados, respectivamente, pelo Conselheiro André Clemente e pela Conselheira Anilcéia Machado.

Os conselheiros eleitos tomaram posse hoje e assumirão os cargos a partir do dia 1º de janeiro de 2025.  Com as mudanças promovidas pela Emenda Regimental nº 07, a solenidade de posse ocorrerá no primeiro dia útil do mês de fevereiro.

Atribuições

Além de dirigir o TCDF e representá-lo em atos públicos e solenidades, o presidente é o responsável por preservar as prerrogativas do Tribunal. Ele conduz as sessões plenárias e profere voto de desempate em processos. Também participa e tem direito a voto na apreciação de inconstitucionalidade de lei ou de ato do Poder Público naquilo que se refere a matérias de competência do Tribunal.

O vice-presidente substitui o presidente em suas ausências e impedimentos por motivo de licença, férias ou outro afastamento legal. Colabora na coordenação e supervisão das atividades de Controle Externo e, quando solicitado, no exercício de suas demais funções. Ele também preside o Conselho Deliberativo do Programa de Autogestão em Saúde do TCDF.

São atribuições do corregedor, entre outras: instaurar sindicâncias e processos administrativos para apurar falta grave ou invalidez de servidor do Tribunal; receber e processar reclamações contra os membros do Plenário e os servidores do Tribunal; auxiliar o presidente, nas funções de fiscalização e supervisão da ordem e da disciplina do Tribunal e de seus Serviços Auxiliares, propondo providências para acabar com irregularidades eventualmente constatadas; e, ainda, propor ao presidente a adoção de medidas para o aperfeiçoamento do controle sobre o andamento dos processos, a fim de evitar excesso injustificado de prazos ou a excessiva duração do processo.

O conselheiro-ouvidor, entre outras atribuições, organiza e dirige os serviços da Ouvidoria, supervisionando e orientando a execução das ações relativas à sua competência; defende e representa internamente os direitos dos usuários dos serviços prestados pelo TCDF; propõe a realização de seminários e cursos relativos a controle social, transparência, defesa e proteção de usuários de serviço público.

O regente da Escola de Contas Públicas do TCDF define as orientações estratégicas e gerais para as atividades da Escon; coordena a elaboração do Plano Bianual de Capacitação; orienta a elaboração do Projeto Político-Pedagógico; fomenta a realização de ações de formação, capacitação e aperfeiçoamento profissional do público interno e externo; promove a divulgação de produções técnicas e científicas; entre outras atividades.

O conselheiro de Relações Institucionais é responsável por promover a comunicação, o relacionamento e a cooperação do TCDF, além de representar a Corte em suas relações institucionais. Ele também auxilia na celebração, execução e acompanhamento de parcerias firmadas pelo Tribunal e monitora ações voltadas ao intercâmbio de informações, conhecimentos e boas práticas com outras instituições públicas e entidades do Sistema Tribunais de Contas. Além disso, apoia ações para divulgar as inovações, atividades e resultados alcançados pelo TCDF.

A presidente da Comissão de Regimento e Jurisprudência tem a tarefa de promover a atualização do Regimento Interno e da Súmula de Jurisprudência do Tribunal, além de supervisionar a sistematização e a divulgação das decisões predominantes. Ela também sugere medidas para facilitar a pesquisa de julgados e processos, coordena a identificação de decisões conflitantes e promove a realização do levantamento e da sistematização de legislações e decisões de Tribunais Judiciários ou de Contas relevantes para o TCDF.

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...

Destaques

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

II Encontro dos Técnicos em Enfermagem das Cooperativas de Saúde do DF está com inscrições abertas

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Profissionais orientam pacientes e acompanhantes sobre prevenção de engasgos no Hospital da Criançaz

Por Kleber Karpov Em comemoração ao Dia Nacional de Atenção...

HBDF realiza mutirão de colonoscopia e reforça prevenção ao câncer de intestino

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...