MPDFT recomenda medidas de prevenção e combate contínuo à dengue

O documento destaca estratégias para redução da proliferação do mosquito aedes aegypti e intensificação de ações sanitárias de prevenção

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) recomendou que a Secretaria de Saúde (SES) e a Secretaria de Economia (SEEC) adotem uma série de medidas de combate à dengue e outras arboviroses, como nomeação de agentes de vigilância e ações de prevenção e controle no Distrito Federal. A recomendação foi publicada nesta segunda-feira, 2 de setembro.

Entre as recomendações, estão: definir estratégias contínuas para redução da proliferação do mosquito aedes aegypti; intensificar as ações sanitárias de prevenção, especialmente no atual período não epidêmico, incluindo a nomeação de agentes de vigilância ambiental em saúde (Avas) e agentes comunitários de saúde (ACS); e garantir os estoques estratégicos de todos os insumos necessários, como inseticidas e kits de diagnósticos.

O documento destaca ainda a necessidade de intensificar, de forma permanente, as atividades de educação em saúde, comunicação e mobilização social, com ações educativas em escolas, órgãos públicos e locais de grande circulação de pessoas, como estações rodoviárias e metrô. Além disso, há a recomendação de otimizar a execução orçamentária dos recursos destinados às ações e serviços de vigilância em saúde.

As providências levaram em consideração o aumento expressivo do número absoluto de casos prováveis de dengue no DF, neste ano, e a prevenção como principal medida de controle da proliferação do mosquito aedes aegypti. As medidas indicadas também consideraram o aumento do número de óbitos ocorridos no DF, em 2024, que superou a soma de todas as mortes ocorridas entre 2019 e 2023, com 431 óbitos confirmados, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde e pela SES.

A SES deverá informar mensalmente à Prosus as medidas administrativas realizadas para minimizar os riscos de uma nova epidemia de dengue, incluindo as providências indicadas no documento.

Clique aqui para acessar o teor da recomendação.

 

FonteMPDFT

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou,...

Carol Dartora aciona TSE para impedir retrocesso no financiamento de candidaturas negras

Por Kleber Karpov A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou...

Congresso celebra Ano Cultural Brasil-China 2026 e reforça novas frentes de cooperação entre os países

Por Kleber Karpov A Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira...

Destaques

Secretaria libera R$ 42,1 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

Por Kleber Karpov Um total de R$ 42,1 milhões foi...

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...