CLDF aprova projeto para “frear” aposentadorias na Polícia Civil

A proposta é de autoria do deputado Wellington Luiz

Por Denise Caputo

O Plenário da Câmara Legislativa aprovou, na sessão desta tarde (2), o projeto de lei nº 308/2023, que autoriza o pagamento dos valores decorrentes do saldo de licença-prêmio aos servidores da Polícia Civil do Distrito Federal em atividade. O PL foi aprovado nos dois turnos com o voto favorável de todos os 24 distritais.

O autor da proposta, deputado Wellington Luiz (MDB), explica que a medida tem como principal objetivo evitar que o policial civil em condições de se aposentar “veja-se compelido a ir para a inatividade para receber em pecúnia direitos que não usufruiu”.

“Com o reduzidíssimo quadro de servidores em exercício na PCDF, toda aposentação tem relevante impacto no exercício das atividades de investigação criminal e de polícia judiciária”, argumenta o distrital, que é oriundo dos quadros da instituição. “Qualquer medida que busque mitigar as aposentações importa para o bom exercício das atividades da Polícia Civil”, conclui.

Relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, o deputado Thiago Manzoni (PL) elogiou a iniciativa: “O projeto corrige uma situação que afligia a Polícia Civil”.

De acordo com o texto aprovado, o pagamento da pecúnia – decorrente da conversão da licença-prêmio – ao servidor em atividade estará condicionado à existência de previsão orçamentária. Além disso, o PL confere prioridade àqueles em gozo de abono de permanência.

FonteCLDF

Campanha alerta para doença em diabéticos que pode causar cegueira

Por Kleber Karpov A partir do primeiro dia do mês,...

Guará abre inscrições para escolha do novo gerente de Cultura

Por Kleber Karpov A comunidade voltada à produção artística do...

QualificaDF abre 10 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional no DF

Por Kleber Karpov O Programa QualificaDF abriu dez mil vagas...

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Destaques

Eleições de meio de mandato: americanos vão às urnas em votação que pode redefinir o poder de Trump no Congresso

Por Kleber Karpov As eleições de meio de mandato, conhecidas...

Neoenergia amplia mutirão de serviços no DF em ações de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília expande sua agenda comunitária...

Campanha alerta para doença em diabéticos que pode causar cegueira

Por Kleber Karpov A partir do primeiro dia do mês,...

Guará abre inscrições para escolha do novo gerente de Cultura

Por Kleber Karpov A comunidade voltada à produção artística do...

QualificaDF abre 10 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional no DF

Por Kleber Karpov O Programa QualificaDF abriu dez mil vagas...