22.5 C
Brasília
05 dez 2025 13:04

Unidade de saúde do Lago Norte (DF) ganhará horta comunitária

Plantação no Serviço de Atenção Primária nº 1, na QI 3, integra projeto de qualidade de vida e medicina preventiva

Por Guilherme Pera

Um lugar para promover a alimentação saudável e a cozinha experimental estará disponível no Serviço de Atenção Primária nº 1 (antigo Centro de Saúde nº 10), no Lago Norte, a partir das 9 horas desta quarta-feira (1º). Em parceria com a administração regional, a unidade de saúde inaugurará, em suas dependências, uma horta comunitária. A ideia é ensinar técnicas de plantação e bons hábitos alimentares.

A horta divide-se em quatro espaços, três deles já ocupados com alface, beterraba, manjericão, hortelã e ervas medicinais, como guaco e cavalinha. O último servirá para uma oficina de plantio, aberta ao público, no dia da inauguração. Serão oferecidos sanduíche natural, salada de frutas e suco verde.

Motivação

A alimentação balanceada como fator para a saúde foi, aliás, o fator decisivo para o surgimento da horta. A plantação fará parte de projeto voltado para a qualidade de vida dos pacientes, com aulas de tai chi chuan, de ginástica e, a partir de quinta-feira (2), de meditação. Futuramente, serão ministradas outras oficinas, como a de elaboração de alimento orgânico para ensinar pais e mães a substituir as papinhas industrializadas dos filhos por opções mais naturais.

Segundo a gerente da unidade, Sônia Margareth Silveira, o foco é na prevenção de enfermidades. “A maioria dos diabéticos e hipertensos não nasce doente. Muitas vezes, uma alimentação baseada em fast-food leva-os a essa condição. Ao fazermos uma cozinha experimental saudável, lutamos contra o consumo de comida industrializada”, explica. “Isso é um tipo de medicina preventiva e uma fuga do habitual do nosso trabalho no centro, de sempre tratar patologias consolidadas”, complementa.

Parceria

O administrador regional do Lago Norte, Marcos Woortmann, conta que a horta foi montada para facilitar a divulgação de cuidados nutricionais como prevenção para a saúde. “É uma proposta de colaboração com o centro de saúde e um presente para a comunidade”, avalia.

A medida não acarretou custos para o governo de Brasília. Adubo, terra, mão de obra e mudas foram doados pelo Viveiro Comunitário do Lago Norte à administração regional, que os repassou para a criação da horta, e servidores do órgão levaram mudas menores.

Tipos

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), subordinada à Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, unidade do governo de Brasília responsável por hortas comunitárias, divide esse tipo de plantação em três modelos: informais, formais e institucionais.

O primeiro é formado por iniciativas sem nenhuma ligação com a empresa pública, como as hortas da 416 Norte, da 206 Norte, da 114 Sul e do parque do Sudoeste. O segundo compõe-se de pessoas jurídicas, como associações de moradores e cooperativas, que pedem autorização ao dono da terra e fazem cadastro na Emater. Um exemplo é a horta da Quadra 12 de São Sebastião. O terceiro tipo são aquelas plantadas, por exemplo, dentro de escolas e de centros de saúde, como a do Hospital Regional de Planaltina.

A atuação da Emater nos modelos informais fica limitada a orientações técnicas e workshops para quem toca a plantação. Nas formais e nas institucionais, há repasse de insumos, como adubos e sementes, além de ferramentas para o cultivo. Nesses casos, os recursos vêm de emendas parlamentares e de transferências do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. “Sempre fazemos visitas e traçamos diagnósticos. Na de São Sebastião, que tem ligação com o governo, vamos pelo menos uma vez por mês”, afirma o coordenador do Programa de Agricultura Urbana do DF, da Emater, Rogério Lúcio Vianna Júnior.

Fonte: Agência Brasília

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...