19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:11

MPDFT questiona Semob sobre crédito suplementar destinado a empresas do transporte coletivo

Reunião realizada na Sede do MPDFT tratou do repasses às cinco concessionárias do transporte coletivo e da paralisação recente de ônibus da empresa Marechal, que atende regiões populosas do DF

Uma reunião sobre o serviço prestado pelas empresas concessionárias do transporte público coletivo do Distrito Federal foi realizada nesta segunda-feira, 18 de dezembro, entre membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana, Max Maciel (PSOL). Para apurar o crédito suplementar de R$ 50 milhões destinado às empresas e as medidas administrativas relacionadas à Marechal, após paralisação de três dias, foi expedido ofício à Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) para que preste esclarecimentos no prazo de 10 dias.

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) do MPDFT e as Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) e de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) querem que a Semob explique os fundamentos jurídicos e econômicos que motivaram a liberação do crédito suplementar, anunciado na última sexta-feira, 15/12, e o exato valor destinado a cada uma das cinco concessionárias. “A PDDC e as promotorias especializadas estão atuando conjuntamente para obter esclarecimentos sobre os fatos recentes e para zelar pelos direitos dos usuários do tranporte”, declarou o procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo.

Sobre os problemas causados pela Marechal, que deixou ônibus parados por três dias, a Prodecon considera o fato grave e investiga o ocorrido.”Mais de 30 mil pessoas foram prejudicadas por dia com a paralisação. Isso não pode se repetir. O assunto está sendo tratado com prioridade pela Promotoria do Consumidor e os danos coletivos e prejuízos causados serão imputados à empresa”, afirma o promotor de justiça Paulo Binicheski. Na visão da Prodep, que acompanha os contratos de transporte coletivo no DF, é importante que a Semob esclareça sobre o crédito suplementar e informe detalhadamente a destinação do recurso. “O serviço precisa ser prestado de forma contínua, sem interrupção, e com qualidade. Mas o desrespeito aos usuários é frequente”, completa o promotor de Justiça Alexandre Salles.

Diagnóstico do sistema

Na reunião, o deputado Max Maciel entregou aos representantes do Ministério Público um extenso diagnóstico realizado pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) sobre o transporte rodoviário e metroviário do DF. Para a elaboração do documento, foram realizadas visitas às garagens das empresas, audiências públicas, estudos colaborativos com a Semob e entrevistas à população.

O parlamentar afirmou que o estudo revela como o contrato atual é “hostil para os usuários e a Semob não tem nenhuma área que fiscalize de forma minuciosa o que as empresas entregam para a população e quais os custos reais”. Maciel também falou dos transtornos causados pela Marechal e elogiou a postura do MPDFT em pedir a suspensão de repasses para a empresa. “A Marechal, flagrantemente, não cumpriu o contrato, e ainda não cumpriu a renovação da frota, que já deveria ter sido realizada. Estamos colocando nossa equipe e esse documento à disposição do MPDFT, para que possamos fortalecer a atuação para melhorar a mobilidade urbana no DF”, destacou.

O procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, afirmou que o documento da CTMU é de fundamental relevância e será analisado pelo Ministério Público. “Iremos verificar as medidas cabíveis para cobrar melhorias à Semob.“Já sabemos que há uma série de problemas envolvendo os requisitos para a renovação da frota, e esse é um dos pontos que estamos atentos, além de questões de bilhetagem, índice de qualidade do serviço e outros”, frisou Sabo.

FonteMPDFT

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...