19.5 C
Brasília
05 dez 2025 23:42

Integrantes do MPDFT participam de treinamento dos novos conselheiros tutelares

Capacitação é parte do processo seletivo, que foi fiscalizado pelo Ministério Público em todas as etapas

Teve início, nesta segunda-feira, 6 de novembro, o curso de formação dos novos conselheiros tutelares. A atividade, que é uma das quatro etapas do processo de seleção, vai até 20 de novembro e terá a participação de integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) como capacitadores.

Na terça-feira, 7 de novembro, os promotores de justiça Luisa de Marillac e Renato Bianchini trataram do tema “acolhimento institucional, emergencial e família acolhedora”. Em 13 de novembro, será a vez das promotoras de justiça Liz-Elainne Mendes e Luisa de Marillac falarem aos novos conselheiros tutelares sobre “meninas e meninos em situação de rua e suas famílias: a proteção dos conselhos tutelares”.

A participação do MPDFT no curso será concluída em 14 de novembro, com o tema “questões de diversidades sexual e de gênero afetas a crianças e adolescentes: o papel do conselho tutelar”. As capacitadoras serão as promotoras de justiça Rosana Viegas, Liz-Elainne Mendes e Luisa de Marillac.

Fiscalização

É atribuição do Ministério Público fiscalizar todas as fases do processo seletivo para conselheiro tutelar, que é realizado em quatro etapas. Após a prova de conhecimentos específicos, a análise documental e a eleição, organizada com apoio da Justiça Eleitoral, os candidatos eleitos passarão pela última fase, que é o curso de formação.

As eleições ocorreram em 1º de outubro em todo o Brasil. No Distrito Federal, concorreram ao voto popular 1.253 candidatos, dentro os quais foram eleitos 220 titulares e 440 suplentes para os 44 conselhos tutelares locais. A posse dos escolhidos será em 10 de janeiro de 2024.

FonteMPDFT

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...