UNA-SUS abre inscrições para o curso de monitoramento e avaliação em promoção da saúde

Gestores e profissionais da Atenção Primária e áreas relacionadas podem se inscrever até 14/11

Estão abertas as inscrições para o curso autoinstrucional de monitoramento e avaliação em promoção da saúde, que visa o aperfeiçoamento da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e pretende qualificar profissionais da área e de segmentos correlatos para desenvolver ações tendo como referência a PNPS. A formação será ministrada em modalidade EaD na plataforma da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). As inscrições podem ser feitas até o dia 14/11.

Acesse o link das inscrições!

No escopo da PNPS foram definidas estratégias para concretizar as ações de promoção da saúde nos territórios. Entre elas, a de monitoramento e avaliação (M&A), que se destaca por ter como objetivo a utilização de múltiplas abordagens na geração e na análise de informações sobre as condições de saúde de sujeitos e de grupos populacionais, o que contribui diretamente para as tomadas de decisão em saúde. Tal fator também fortalece e amplia a capacidade de identificação, análise e controle sobre os determinantes sociais da saúde, assegurando a melhoria das condições de vida.

O curso é voltado a gestores e profissionais que atuam na atenção primária, mas, também, contempla outras áreas relacionadas, como esporte, lazer, educação, meio ambiente, agricultura, serviço social, planejamento urbano e transporte e liderança comunitária.

A qualificação é desenvolvida pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (Deppros), da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) e com o Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (Cepedoc). O curso conta, ainda, com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Saiba mais

O monitoramento e a avaliação em promoção da saúde são componentes essenciais de ações desenvolvidas na área, pois podem ajudar a identificar intervenções bem sucedidas, melhorar o desenho e a implementação de programas futuros e alocar recursos de maneira mais eficaz. Assim, o Deppros em parceria com a Opas/OMS e o Cepedoc publicou um ebook sobre a temática.

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência

Por Kleber Karpov O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, em...

Amamentação reduz risco de doença cardíaca na mãe

Por Kleber Karpov A amamentação reduz em cerca de 11%...

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...

Destaques

Terceira edição da Campanha Vote pelo SUS será lançada na próxima quarta (5) em Brasília

Por Kleber Karpov O Fórum Direito Humano à Saúde (Fórum...

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência

Por Kleber Karpov O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, em...

Amamentação reduz risco de doença cardíaca na mãe

Por Kleber Karpov A amamentação reduz em cerca de 11%...

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...