22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:48

Ações permanentes do GDF reforçam Dia Nacional de Combate à Sífilis

Teste rápido realizado nas unidades básicas colabora com diagnóstico e tratamento adequado. Uso de preservativo é a principal forma de prevenção

O calendário marca 21 de outubro como o Dia Nacional de Combate à Sífilis. Porém, ações de enfrentamento e conscientização sobre o tema são realizadas pelo governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), durante todo o ano, de forma contínua.

Testagem rápida, distribuição de preservativos e tratamento apropriado para a população são algumas das iniciativas permanentes que reforçam o combate à infecção. “Essas estratégias são formas de ampliar o olhar e a vigilância para reduzir, e até evitar, novos casos, principalmente, tratando-se de sífilis congênita”, afirma a gerente da Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis (Gevist), Beatriz Maciel.

A rede do DF conta ainda com o Plano Integrado para Prevenção, Vigilância e Controle da Sífilis, que permite o monitoramento dos indicadores por Região de Saúde. Dessa forma, são analisados os panoramas de infecção e das ações de enfrentamento em cada localidade.

O que é sífilis?

Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis é uma infecção transmitida por meio das relações sexuais ou por contato com lesões. A contaminação pode ser adquirida ou congênita vertical – quando a mãe passa ao bebê. Por essa razão, já na primeira consulta do pré-natal, a gestante precisa fazer a testagem, assim como nas consultas trimestrais e no parto.

Como a sífilis pode ser assintomática, a testagem e o uso de preservativos – internos ou externos – seguem como as principais formas de prevenção. Todos esses métodos são disponibilizados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

É possível, contudo, que a infecção apresente feridas no local de entrada da bactéria como pênis, vulva, vagina, boca, ânus, colo uterino ou outros locais da pele. Nesses casos, a pessoa deve buscar atendimento médico o mais breve possível.

Data no calendário

Dados sobre sintomas, formas de transmissão, diagnóstico e tratamento ficam ainda mais evidentes no Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A data reforça o olhar sobre a infecção, possibilitando uma divulgação mais ampla de informações capazes de esclarecer a sociedade. “Marcar um dia específico é importante para conscientizar. Não se pode negligenciar a sífilis ou tratar como tabu. As pessoas sexualmente ativas precisam entender que estão expostas e devem conhecer as formas de transmissão e como se cuidar”, alerta Maciel.

A divulgação para conscientizar torna-se ainda mais relevante diante do aumento do número de casos. Nos sete primeiros meses do ano, o DF registrou 3.138 novos diagnósticos de sífilis. No mesmo período de 2022, foram notificadas 2.013 ocorrências. “Não falar da infecção é não enxergar o problema. Todo mundo precisa falar sobre para se prevenir adequadamente e, assim, conseguirmos uma redução do número de casos”, complementa a gerente.

Testagem e diagnóstico

Meia-hora é o tempo médio para sair o resultado de teste rápido que detecta sífilis. O exame e o diagnóstico podem ser realizados nas UBSs, após coleta de uma gota de sangue. Em casos de reagente, será preciso um teste laboratorial para a conclusão. É possível também fazer o exame inicial no Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na 508 Sul.

Em casos positivos, vale ressaltar que a sífilis tem cura e o tratamento é encontrado na rede da SES-DF e no Sistema Único de Saúde (SUS). Para mais informações sobre a infecção, acesse o site da pasta.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...