Secretaria reforma espaço odontológico da UBS 1 do Itapoã

Adequação leva mais conforto aos pacientes e aumenta segurança contra infecções

O serviço de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Itapoã funciona agora em instalações reformadas. As melhorias envolvem teto, paredes, piso e redes elétrica e hidráulica. A principal diferença, porém, está na organização do espaço: as cadeiras de atendimento, que ficavam todas juntas em um mesmo espaço, agora estão distribuídas em consultórios individuais.

A diarista Rebeca Mota acompanha o tratamento dos filhos André e Ádrian na UBS 1 do Itapoã: “Agora é bom porque fica mais exclusivo” | Foto:  Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde

“Tínhamos quatro cadeiras em um espaço só, então eram quatro dentistas, quatro técnicos e quatro acompanhantes no mesmo espaço”, detalha a dentista Daniele Saldanha. A principal vantagem da separação física é evitar a contaminação por vírus respiratórios, caso do transmissor da covid-19.

“Agora é bom porque fica mais exclusivo”, resume a diarista Rebeca Mota, 28. Ela faz o acompanhamento da saúde bucal dos filhos André, 9, e Ádrian, 8, na UBS 1 do Itapoã desde que eles eram bebês. Ter um espaço reservado ajuda até para deixar os filhos mais comportados quando ela mesma é a paciente. “Antes eu vinha só acompanhar, mas agora vim fazer tratamento junto”, conta.

A gerente da UBS 1 do Itapoã, Sirlei de Almeida, relata que a reforma do setor de odontologia da unidade faz parte de uma série de melhorias que se tornaram possíveis por meio do contrato de manutenção predial.

Serviços como troca de pia, vasos e consertos elétricos e hidráulicos têm sido realizados com rapidez. Somente na parte de iluminação, foram substituídas 93 lâmpadas. “Além de melhorar para o nosso servidor, melhorou para a população”, comemora.

Saúde bucal

A rede de 175 UBSs é a porta de entrada para os serviços de saúde bucal. É possível saber qual a unidade de referência pela busca por meio do CEP residencial no portal do InfoSaúde.

Em caso de necessidade, é feito o encaminhamento a uma das 13 unidades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde há assistência especializada. Já para os casos de emergência, deve-se procurar as unidades de pronto atendimento (UPAs) e os hospitais regionais do Gama, de Taguatinga e da Asa Norte.

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...