2ª Turma do STF anula condenação de ex-deputado Eduardo Cunha pela 13ª Vara Federal de Curitiba

A decisão também remete a ação penal à Justiça Eleitoral, diante de indícios de caixa dois envolvendo navios-sonda.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou condenação imposta ao ex-deputado federal Eduardo Cunha pelo recebimento de vantagens indevidas oriundas de contratos de navios-sonda da Petrobras e remeteu o caso à Justiça Eleitoral. Por maioria de votos, o colegiado entendeu que a presença de indícios de infrações eleitorais inviabiliza o julgamento pela Justiça Federal. A decisão foi tomada na Reclamação (RCL) 46733, na sessão virtual encerrada em 26/5.

Cunha havia sido condenado pelo juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) pelos crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro envolvendo o fornecimento dos navios-sonda Petrobras 10.000 e Vitoria 10.000. De acordo com a defesa, a condenação teria desrespeitado o entendimento do STF de que compete à Justiça Eleitoral o processamento de crimes eleitorais e conexos.

Em decisão monocrática, o relator, ministro Edson Fachin, havia negado seguimento à reclamação, sob o fundamento de que ela não pode ser usada como substituto de recurso nem é instrumento adequado para o reexame de fatos e provas.

O recurso (agravo regimental) da defesa contra a decisão monocrática foi levado a julgamento da Turma, e o relator votou pela manutenção do seu entendimento, acompanhado pelo ministro Ricardo Lewandowski (aposentado).

Conexão

No entanto, prevaleceu o voto do ministro Nunes Marques, que considerou válida a alegação de conexão entre um suposto crime eleitoral com o crime comum pelo qual o ex-parlamentar foi denunciado e condenado.

Segundo o ministro, provas e termos de colaboração premiada demonstram que a ação penal foi instaurada para apurar supostos pagamentos de vantagens indevidas a título de contribuições destinadas a caixa dois eleitoral. A própria sentença condenatória reconhece a existência de menções genéricas a uma possível intenção de que os valores seriam utilizados por Cunha em sua campanha eleitoral. Esses fatos indicam o cometimento do crime de falsidade ideológica eleitoral (artigo 350 do Código Eleitoral).

Além de reconhecer a incompetência da Justiça Federal para julgar o caso, a decisão estabelece que a Justiça Eleitoral do Paraná deverá avaliar eventual convalidação dos atos já praticados. O voto foi acompanhado pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes.

FonteSTF

STF apura emenda parlamentar para produtora de filme sobre Bolsonaro

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) apura supostas...

Sintomas de infarto nas mulheres podem ser diferentes e dificultar diagnóstico

Por Kleber Karpov Em alusão ao Dia Nacional da Conscientização...

Celina Leão propõe reconhecer carreira de gestão governamental como típica de Estado no DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Celina Leão transfere fiscalização dos serviços da Neoenergia para a Adasa

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Negócios em Família: Pai de Daniel Vorcaro é preso na 6ª fase da operação Compliance Zero

Por Kleber Karpov O empresário Henrique Vorcaro, pai do dono...

Deputados pedem investigação sobre relação entre Vorcaro e Flávio Bolsonaro

Por Kleber Karpov Deputados federais dos partidos PT, PSOL e...

Destaques

STF apura emenda parlamentar para produtora de filme sobre Bolsonaro

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) apura supostas...

Estúdio da FAPDF transforma Innova Summit em vitrine da ciência e do empreendedorismo do DF

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Sintomas de infarto nas mulheres podem ser diferentes e dificultar diagnóstico

Por Kleber Karpov Em alusão ao Dia Nacional da Conscientização...

Celina Leão propõe reconhecer carreira de gestão governamental como típica de Estado no DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Vigilância Sanitária lança guia sobre abertura e funcionamento dos estabelecimentos de saúde do DF

Por Kleber Karpov A Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito...