17.5 C
Brasília
30 abr 2024 08:44


Ação de valorização dos terceirizados do TCDF: curso da Escon aborda temas relacionados à saúde e à segurança

Por Polyana Resende

“Sua segurança importa muito!” foi o tema escolhido pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal para mostrar aos seus funcionários terceirizados a importância deles para a instituição. Na manhã desta sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, profissionais da vigilância, da brigada civil, da copeiragem, da limpeza e de secretariado da Corte tiveram a oportunidade de assistir, no Plenário da Corte, às palestras promovidas pela Escola de Contas do TCDF sobre segurança e saúde.

O Conselheiro Antonio Renato Alves Rainha, que é também regente da Escon e ex-delegado da Polícia Civil, falou sobre “Os riscos do abuso de substâncias entorpecentes”. Durante a palestra, ele explicou os efeitos nocivos das principais drogas ilícitas no corpo, além da correlação entre o uso dessas substâncias e o cometimento de crimes. Ao final da sua apresentação, o conselheiro – que atuou por anos na repressão ao tráfico de drogas e também na orientação e tratamento de dependentes químicos – se emocionou ao contar casos reais e falar sobre o impacto do vício na vida não só dos usuários, mas de seus familiares.

A auditora de controle externo Tarsila Firmino Ely ministrou palestra sobre “A violência contra a mulher no Distrito Federal” e explicou os cinco principais tipos de violência doméstica cometidos: física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. A instrutora também mostrou os avanços na legislação brasileira;  apresentou os programas e políticas públicas voltados para a proteção de mulheres em situação de risco; e listou os locais onde buscar ajuda.

No encerramento, o presidente do TCDF, Conselheiro Marcio Michel Alves de Oliveira, que também foi policial militar e delegado da Polícia Civil por muitos anos no DF, falou sobre a importância de promover ações educativas como esta para prevenir o uso de drogas ilícitas e combater a violência contra meninas e mulheres. O presidente concluiu fazendo um desafio aos homens presentes no curso: “Tratem suas mulheres da melhor maneira possível: suas filhas, mãe, esposa”.

Quem não pôde assistir às palestras de hoje terá a oportunidade de participar das apresentações que serão realizadas pela Escon na próxima sexta, 12 de abril, das 14h às 18h, no Plenário do TCDF.  Os mesmos temas serão abordados no período da tarde para permitir que todos os interessados participem.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever