27.5 C
Brasília
27 abr 2024 14:50


Se não decolar, embarcamos em outro vôo, apontam distritais sobre Celina Leão

Com pesquisa interna encomendada distritais da base do governo articulam 'Plano B' em caso de incerteza de decolagem de Celina Leão ao Governo do Distrito Federal

Até há uns poucos meses, o Republicanos se mostrou um possível ‘calo’ nos planos do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), em relação a linha sucessória ao Governo do Distrito Federal, uma vez que pretende alçar a vice-governadora, Celina Leão (Progressista), sucessora natural ao comando do Buriti. Porém, dentro da base do governo, alguns distritais do próprio MDB, além do PL e do União Brasil preparam um ‘Plano B’.

Fontes de PDNews apontam que distritais das três legendas partidárias, articulam eventual mudança de aeronave para voos até então por cia ‘improvável’, no cenário do Distrito Federal. Isso, caso os resultados de  uma pesquisa de consumo interno, recentemente encomendada, demonstre que Celina Leão “não decolou” para o comando da Capital Federal.

Os distritais apostam no nome do deputado federal, Rafael Prudente (MDB), hipoteticamente ‘escanteado’ no côncavos do Congresso Nacional, mas que pode pegar uma carona em uma possível coligação verticalizada entre PT e MDB, e assim cobrir eventual ‘gap‘ deixado por pelo ex-distrital, Leandro Grass (Partido Verde), caso se confirme nos tribunais superiores, a cassação imposta recentemente por parte do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF).

Se de um lado, os distritais parecem ter dúvidas da decolagem da Leoa, ao contrário de todos os demais mandatos eletivos do GDF, desde o pós-redemocratização do Brasil, transcorrido 14 meses de governo, Celina Leão demonstrou ter garra. Além de jogar por terra, o mito que, uma cria do Legislativo tem dificuldades à frente do Executivo, ainda que na condição de vice-governadora.

Vale lembrar que Celina Leão protagonizou, além da posição de vice-governadora, também na condição de governadora, em exercício, de episódios relevantes à capital federal, a exemplo da manutenção da Segurança Pública do DF, após os atos golpistas do 8 de janeiro, tanto sob o prisma de se garantir a lei e da ordem, quanto de se impedir a transferência da gestão da SSP-DF para a União; a manutenção do Fundo Constitucional do DF (FCDF); a mobilização e direcionamento de emendas dos 24 distritais para a saúde de modo a garantir a redução da demanda de cirurgias eletivas represadas no DF; a composição da força-tarefa no combate a epidemia de dengue, com parcerias importantes com o governo federal, a exemplo da Aeronautica e da Marinha, além de garantir socorro as famílias em condições de vulnerabilidade, em decorrência das enchentes e fortes chuvas, em especial da Vila Cauhy e Sol Nascente.

Quanto a decolar, não resta dúvidas que a Leoa levantou voo, há tempos. Resta saber se vai manter o avião no ar. Obviamente que longe do aeroporto, o tabuleiro do xadrez está com as peças a serem movimentadas, e há diversos fatores à mesa, a exemplo de eventual candidatura da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Em desfavor de Celina Leão, está a lenda que ‘o povo tem memória curta’. Porém, em favor, a foto é eterna.

Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/Universidade de São Paulo (USP);

Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever