22.5 C
Brasília
27 abr 2024 12:28


Despedida: Morre Verinha, coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer do DF

Verinha deve ser velada no domingo (10/Mar), no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul. O Velório está marcado para as 12h30 no Templo Ecumênico 2 com sepultamento previsto para as 15h

Publicado em 09/03/2024 às 19h40 | Atualizado em 10/03/2024 às 03h08

Por Kleber Karpov

Um dia após a comemoração do Dia Internacional da Mulher, o DF, em especial usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), morreu, neste sábado (09/Mar), Vera Lúcia Bezerra da Silva, 58 anos. A Verinha, como era carinhosamente conhecida, coordenava, desde 1996, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do DF, entidade que agrega mais de 250 voluntários e oferece assistência, gratuitamente, a pacientes com câncer e familiares em vulnerabilidade, por intermédio de diversos projetos sociais.

Dentre esses, a realização de bazar, entrega de cestas básicas, a distribuição de prótese mamária, oficina de produção de perucas, distribuição de alimentos e de medicamentos, realização de café da manhã para pacientes e lanche aos acompanhantes, assistência psicológica, entre várias outras iniciativas.

Sempre com um sorriso acolhedor estampado Verinha, querida por todos, a todo tempo estava disponível para ajudar. Dona de uma capacidade impar de mobilizar pessoas e instituições para ajudar o próximo, foi responsável por devolver o sorriso e, sobretudo a esperança a milhares de mulheres com câncer no Distrito Federal. 

Como bem ressaltou o deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), Verinha sempre esteve disposta a ajudar na luta contra o câncer. “Seu trabalho foi tão importante que tive a honra de homenageá-la com moção de louvor em Sessão Solene do Dia Mundial de Combate ao Câncer, realizada em 2023. Deixo aqui meus sentimentos a todos os familiares e amigos por essa grande perda. Que Deus conforte o coração de todos.”, publicou.

Verinha com voluntários da Rede – Foto: Instagram

Em janeiro de 2023, o parlamentar chegou a destinar ao Instituto de Gestão Estratégica do DF (IGESDF), um aporte de R$ 100 mil, em emenda parlamentar, que resultou na celebração do contrato de Termo de Fomento nº 3/2022, firmado entre a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília (RFCCB), uma das quatro a atuar em ações e doações relacionadas a pacientes oncológicos e assistência aos familiares.

Ibaneis Rocha e Celina Leão se manifestam

Por meio das redes sociais, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), lembrou que Verinha foi um “exemplo de dedicação, solidariedade e amor ao próxima”, além de ter “deixado sua marca no Distrito Federal”.

A vice-governadora, Celina Leão (Progressista), por sua vez, também se manifestou por meio das redes sociais ou repercutir mensagem do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), em relação ao falecimento de Verinha. “Sua dedicação e amor incondicional deixaram uma marca duradoura na história do Hospital d eBase do DF e nas vidas daqueles que enfrentaram o câncer, bem como em suas famílias.”

Apaixonada pela vida e pelo ser humano

Também por meio das redes sociais, o médico e Superintendente do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Guilherme Porfírio, lamentou o falecimento de Verinha. “Hoje nos despedimos de uma grande mulher, aguerrida, apaixonada pela vida e pelo ser humano, cuidadosa, carinhosa e que distribuia amor à todos a sua volta. A Rede Feminina e o hospital de Base perdem uma grande parceira, o sentimento que fica é gratidão de poder viver ao mesmo tempo que a Verinha. Em nome de toda equipe do Hospital de Base transmito o nosso fraterno abraço, tenho certeza que Deus está recebendo-a de braços abertos, com um belo sorriso no rosto e dizendo “venha descansar minha filha, sua missão foi concluída com louvor”.”

Velório

Verinha deve ser velada no domingo (10/Mar), no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul. O Velório está marcado para as 12h30 no Templo Ecumênico 2 com sepultamento previsto para as 15h.

Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/Universidade de São Paulo (USP);

Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever