18.5 C
Brasília
04 maio 2024 02:43


Câmara dos Deputados tem conta hackeada no X, antigo Twitter

Por Kleber Karpov

Após uma mensagem suspeita publicada no perfil oficial da Câmara dos Deputados na rede social X, antigo Twitter, na manhã deste sábado (10/Fev), em nova publicação, dessa ver por parte do poder Legislativo, informou o restabelecimento da normalidade. Segundo a Casa, o perfil foi hackeado e, recuperado após cerca de 10 minutos, após postagem de mensagem classificada de “injuriosa” sobre acusação contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Na mensagem, atribuída ao hacker, uma acusação a Moraes, seguida de relatos informações desconexas com a realidade. “O ditador Alexandre de Moraes destrói a democracia. Estão planejando um golpe de Estado orquestrado pelo Alexandre e por @LulaOficial. Serei caçado, mas estou lutando contra.”, diz.

O texto faz menção ainda, aos perfis do pastor Malafaia, do influenciador digital, monark, além do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL/RJ) e do filho, o vereador pelo Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos)l.

Foto: Reprodução

Investigação

Ainda de acordo com os gestores das redes sociais da Câmara dos Deputados, medidas de seguranças e a polícia foram acionadas para tentar identificar possíveis envolvidos. “As autoridades policiais e medidas de segurança foram acionadas. A Câmara dos Deputados também fará uma investigação interna. Estamos empenhados na melhoria contínua dos nossos processos de segurança para evitar que novos episódios como esse voltem a ocorrer”

Golpe de Estado

A publicação ocorre, um dia após Moraes retirar o sigilo e liberar acesso ao vídeo protagonizado por Bolsonaro, em reunião com ex-ministros, em maio de 2022, revela que o ex-mandatário não apenas sabia como participou ativamente da tentativa de golpe de estado no Brasil. Além de autorizar execução de mandado de busca e apreensão contra alvos de investigação por parte da Polícia Federal (PF), da sobre a tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, o que inclui nomes da cúpula política e militar do país.

Intrigante

Presidente da Câmara, veste camisa da campanha de Bolsonaro – Foto: Natanael Alves/PL

A invasão ao perfil da Câmara dos Deputados chama atenção ainda, uma vez que as ‘cartas colocadas à mesa’ por Bolsonaro e então ministros, levaram em consideração ações de intimidação, destituição e até mesmo de eliminação de membros de outras instituições.

Posições essas também encontradas em uma das versões da minuta do golpe, detalha “supostas interferências do Poder Judiciário no Poder Executivo e ao final decretava a prisão de diversas autoridades, entre as quais os ministros do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES e GILMAR MENDES, além do Presidente do Senado RODRIGO PACHECO e por fim determinava a realização de novas eleições”.

Posição essa, segundo relatório da investigação da PF que “os elementos informativos colhidos revelaram que JAIR BOLSONARO recebeu uma minuta de Decreto  apresentado por FILIPE MARTINS e AMAURI FERES SAAD para executar um Golpe de Estado”.

Porém, tal documento não fez referências, a Arthur Lira (Progressista), presidente da Câmara dos Deputados, que teve o perfil hackeado.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever