19.5 C
Brasília
27 abr 2024 07:26


STF torna público vídeo de reunião sobre tentativa de golpe de Estado conduzido por Bolsonaro

Iniciativa joga por terra falácias de defensores do golpe, tentado, no país, sobre divulgações parciais ou fora de contextos, de trechos da reunião de 05/07/2022 entre Bolsonaro e seus ministros

Por Kleber Karpov

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tornou público o vídeo de reunião, alvo de investigação por parte da Polícia Federal (PF), da sobre a tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Segundo o STF, a  liberação ocorre, em decorrência de “inúmeras publicações jornalísticas com a divulgação parcial e editada de trechos da reunião ocorrida em 05/07/2022 entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus ministros”.

O caso traz à luz da sociedade brasileira a oportunidade de se ‘separar o joio do tribo’, e impedir, por exemplo, que discursos e especulações, a exemplo do praticado pelo senador e ex-vice-presidente da República, Hamilton Mourão, em reação a ação da PF, da Procuradoria-Geral da República (PGR), devidamente autorizados pelo STF, em relação a investigação e a execução de mandados de busca e apreensão contra entes da cúpula política ou militar, brasileira. Com inclusão de generais de quatro estrelas, partícipes da ativos e passivos, ao planejamento de um possível golpe de estado.

Condição essa, ao que indicam as investigações e os anais da história, com ‘ensaios’ acompanhados pela sociedade brasileira. São exemplos, a depredação e tentativa de invasão da sede da PF em Brasília, em dezembro de 2023; a tentativa de explosão de um caminhão de combustível nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, as vésperas do Natal, daquele mesmo ano; ou ainda os atos de depredação e invasão dos prédios dos Três Poderes da República, no 8 de janeiro.

Confira o vídeo, na íntegra:

Entre meninos e lobos

Esse episódio, na gestão de Bolsonaro, reincidente, a julgar reunião anterior que estarreceu o país e resultou na exoneração do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, talvez seja um marco que por analogia, demonstram que a sociedade brasileira paira “entre meninos e lobos” em analogia ao obra do autor britânico William Golding intitulada ‘O Senhor das Moscas’ (Lord of the Flies).

Analogia essa, em que a classe política, dado o cenário político do país, de tentativa em se reestabelecer a estabilidade, dado tais revelações, deveria se obrigar a assumir uma posição. Ou o político se posiciona do lado da democracia, independente de ser situação, ou oposição a governos, que sempre vão existir, ou um golpista. Nesse último caso, que sofra as devidas sanções previstas pela Legislação brasileira, se e, sempre, que eventualmente incorrer em práticas criminosas, respeitado o devido processo legal conforme prevê a Constituição Federal, de 1988, da República Federativa do Brasil.

Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/Universidade de São Paulo (USP);

Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever