27.5 C
Brasília
27 abr 2024 17:44


Curso aprimora profissional da área da farmácia hospitalar

O primeiro aluno concluiu a formação em que os profissionais adquirem experiência prática no trabalho com medicamentos oncológicos

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realiza, desde 2022, cursos de aprimoramento em farmácia hospitalar na modalidade fellowship. O primeiro aluno a concluir a formação foi Rafael Cardoso, graduado em farmácia em 2009 e que encerrou o aprimoramento no HCB neste mês.

“Sempre tive vontade de fazer um curso de aperfeiçoamento mais intenso, para aprender, realmente. Geralmente, a pós-graduação não tem esse aprendizado intensivo que o fellowship proporciona”, conta Cardoso. O curso é voltado a profissionais já graduados que tenham interesse em ir além do aprendizado teórico.

“A ideia é que eles saiam daqui como farmacêuticos; que saibam manipular, conversar com o médico, entender um protocolo. Tratamos como se fosse um farmacêutico nosso, mas com supervisão e com uma parte teórica para entender o hospital, os processos internos”, explica a supervisora de farmácia do hospital, Karina Ribeiro.

Rafael Cardoso avalia a experiência de forma positiva. “Apesar de já ser farmacêutico, eu não tinha experiência com a arte de manipular medicamentos antineoplásicos. O curso trouxe bastante aprendizado em oncologia pediátrica, foi um divisor de águas na minha carreira”. Para Cardoso, a experiência no fellowship terá impacto positivo em sua vida profissional. “É um curso pioneiro na região. Com ele, consigo mais chances de colocação no mercado de trabalho e de atuar na área de oncologia – que, cada vez mais, tem requisitado profissionais com bastante expertise”.

As inscrições para cursos oferecidos pelo HCB – tanto para o aprimoramento em farmácia hospitalar quanto para outras áreas – são feitas pelo site do hospital. Para verificar turmas abertas e informações sobre inscrições, acesse este link.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever