27.5 C
Brasília
27 abr 2024 19:25


Saúde do DF e de Goiás se unem na lula contra a dengue

Reunião entre Secretarias discutiu estratégias para o combate à doença no Distrito Federal e nas regiões do Entorno

Karinne Viana

Representantes das Secretarias de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e de Goiás (SES-GO) reuniram-se, nesta terça-feira (16), para discutir medidas eficazes no combate à dengue na região do DF e Entorno.

A gestora da pasta no DF, Lucilene Florêncio, enfatizou a importância da parceria. “Precisamos fomentar esse trabalho conjunto entre o DF e Goiás. Para isso, juntamos aqui profissionais de grande expertise e com muita vontade de trabalhar. Desejo que possamos realizar ações que tenham como foco a população e os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] tanto no DF quanto em Goiás”, destacou.

Durante a reunião, o subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde de GO, Luciano Moura, ressaltou a necessidade de organizar o fluxo de informações de pacientes que transitam entre as duas regiões.”Temos os pacientes que moram em Goiás, mas que passam o dia no DF e vice-versa. Diante disso, precisamos pensar em ações conjuntas, abrangendo tanto a assistência quanto a vigilância. Essa abrangência visa organizar o fluxo e as informações desses usuários para que possamos adotar a política mais adequada”, explicou.

O superintendente de planejamento da SES-GO, Rasível dos Reis Júnior, apresentou as diretrizes da pasta, salientando a importância de manter informações nas unidades de saúde. “Montamos gabinetes de crise nos hospitais, nas UPAs e nas secretarias municipais de saúde para conseguirmos as informações em tempo real em cada uma das localidades”, afirmou. O município de Águas Lindas de Goiás, vizinho ao DF, enfrenta um cenário epidemiológico preocupante e teve a instalação do gabinete de crise por parte do governo goiano.

Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero, o compartilhamento de experiências na identificação de estratégias de contenção vetorial é fundamental. “A troca de informações é essencial para discutirmos ações factíveis, pois, para o mosquito, não há fronteiras”, disse.

O encontro também contou com a presença do Secretário-Adjunto de Assistência à Saúde (SAA), Luciana Agrizzi, da coordenadora de Atenção Primária à Saúde (APS), Sandra Araújo, do diretor de Vigilância Epidemiológica (Divep), Adriano de Oliveira e da subsecretária de Atenção Integral à Saúde (Sais), Lara Correa.

Representantes das Secretarias de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e de Goiás (SES-GO) reuniram-se, nesta terça-feira (16), para discutir medidas eficazes no combate à dengue na região do DF e Entorno. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever