17.5 C
Brasília
28 abr 2024 10:07


Qualificação em emergências pediátricas reúne profissionais da Saúde

Curso ocorre no Hmib e faz parte de estratégia que antecipa surto de vírus respiratórios em crianças; período mais intenso é entre março e julho

Os profissionais do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) participam, ao longo deste mês, de uma qualificação em atendimento de emergências pediátricas. A iniciativa faz parte do plano de enfrentamento das doenças respiratórias sazonais proposto pela unidade. Além de aspectos teóricos, fazem parte do programa exercícios práticos, ministrados por profissionais do próprio hospital.

“Além de desenvolvermos habilidades que trazem agilidade ao nosso atendimento, também passamos a ser mais efetivos ao prestar um serviço com maior nível de conhecimento e segurança”

Elisângela do Carmo, supervisora de enfermagem da pediatria do Hmib

São mais de 180 matriculados, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e farmacêuticos. Mesmo tendo como foco prioritário o quadro técnico do Hmib, a capacitação abrange servidores da rede pública de saúde do DF como um todo.

A supervisora de enfermagem da pediatria do Hmib, Elisângela do Carmo, é uma entre as quase duas centenas de participantes. Para ela, a formação tem grande impacto técnico e motivacional sobre a rotina de toda a equipe. “Além de desenvolvermos habilidades que trazem agilidade ao nosso atendimento, também passamos a ser mais efetivos ao prestar um serviço com maior nível de conhecimento e segurança”, afirma a supervisora de enfermagem da pediatria do Hmib, Elisângela do Carmo.

Melhorias estruturais

O plano de enfrentamento às doenças respiratórias sazonais é resultado do grupo de trabalho (GT) proposto pela direção do hospital e conta com representantes de diferentes setores. Além de atividades formativas, há ações de nível estrutural e gerencial – reforma de espaços e instalação de novos equipamentos – e monitoramento e emprego racional de insumos e medicamentos essenciais no período da sazonalidade.

O surto de vírus respiratórios em crianças intensifica-se entre março e julho de cada ano. “Ainda que haja a sazonalidade, esses agravos perduram todo o ano”, alerta o gerente de enfermagem do Hmib, Eduardo Araújo. “No período de numerosas ocorrências, porém, é preciso ser mais ágil e assertivo em nossas ações.”

De acordo com o gestor, por causa do número crescente de casos de dengue no início deste ano, a doença também faz parte dos temas abordados durante a qualificação promovida no Hmib. “Por ser uma unidade de referência distrital em atendimento pediátrico, é de extrema relevância para a rede de saúde que estejamos preparados para atender as crianças do DF em qualquer circunstância”, pontua.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever