18.5 C
Brasília
27 abr 2024 10:40


Região Sudoeste conta com grupo de trabalho para enfrentamento da dengue no DF

Equipe composta por representantes de todos os níveis de atenção busca organizar e otimizar os serviços que garantam resposta eficiente à demanda crescente

Por Gabriel Silveira

Em publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), página 8, de segunda-feira (8), a Superintendência da Região de Saúde Sudoeste instituiu um Grupo de Trabalho (GT) para Assessoramento e Planejamento das Ações de Enfrentamento da Dengue e outras Arboviroses na área. A iniciativa visa elaborar um plano de ação, organizar e otimizar os serviços e os atendimentos para assegurar uma resposta rápida e eficiente às demandas crescentes.

A integração entre os níveis de atenção é um princípio importante para o êxito do novo grupo de trabalho. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O grupo é composto pelas diretorias das Atenções Primária e Secundária; dos Hospitais Regionais de Taguatinga (HRT) e de Samambaia (HRSam); e pelas gerências das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). As reuniões devem ocorrer semanalmente, todas às quartas-feiras – a primeira delas foi realizada no final de dezembro de 2023. Nesses encontros é feito, primeiramente, um diagnóstico situacional, que antecede à discussão de ações e à definição de estratégias.

Os resultados já são perceptíveis. A coleta de exames laboratoriais nas UBSs da região foi ampliada. Além disso, todas as unidades contam agora com salas de hidratação. O fluxo de comunicação entre os níveis de atenção foi otimizado, possibilitando transferências responsáveis dos pacientes e evitando o agravamento dos casos.

A diretora regional de Atenção Primária à Saúde substituta, Mariana Suguino, assinala que a integração entre os serviços é um princípio importante para o êxito do GT. “As reuniões têm nos permitido dar uma resposta ágil e eficiente às demandas.”

Casos de dengue no DF

Em 2023, até a última semana do ano, de acordo com o Boletim Epidemiológico 47, foram notificados 52.864 casos suspeitos da doença, dos quais 40.934 eram prováveis. Com relação à situação epidemiológica nas Regiões de Saúde, a Sudoeste apresentou o maior número de ocorrências prováveis (10.095) – quase um quarto de todos os registros distritais.

Região de Saúde Sudoeste compreende Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires e Água Quente.

 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever