22.5 C
Brasília
30 abr 2024 00:06


Ministério da Saúde registra 54 programas de residência inscritos para concessão de bolsas no Centro-Oeste

Inscrições para concessão de bolsas em residência médica batem recorde dos últimos 10 anos. Objetivo é incentivar a formação de especialistas em regiões prioritárias para o SUS

Em 2023, o Ministério da Saúde registrou o maior número de programas de residência médica inscritos em editais do Pró-Residência, em comparação com os últimos dez anos, totalizando 493 programas interessados. Desses, 34 estão na região Centro-Oeste. A pasta também lançou edital de residência em área profissional da saúde – uniprofissional e multiprofissional, resultando em 156 programas inscritos a nível nacional e, desses, 20 no Centro-Oeste. No total, serão concedidas 1.814 bolsas para todo o país.

As inscrições foram realizadas por instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde, Ministério da Educação, órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distrital, e também instituições privadas sem fins lucrativos. O resultado final está previsto para ser publicado em janeiro de 2024.

O objetivo é ampliar o número de bolsas e incentivar a formação de especialistas na modalidade residência, em especialidades e regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde é o principal financiador dos programas de residências em saúde do país.

Pró-Residência

Desde 2009 o governo federal faz concessão de bolsas de residência por meio do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência Médica) e do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde (Pró-Residência em Área Profissional da Saúde).

O acesso às bolsas acontece por intermédio da publicação anual de editais para seleção de programas de residência, seguindo critérios prioritários de especialidades, áreas de atuação, áreas de concentração, regiões prioritárias e disponibilidade de bolsas. O Pró-Residência impacta diretamente na qualidade da formação de especialistas no Brasil por meio da ampliação da oferta de vagas.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever