27.5 C
Brasília
27 abr 2024 19:31


Esplanada dos Ministérios será fechada para manifestações nesta quarta (13)

Detran orientará fluxo nas proximidades. Reabertura ocorrerá após avaliação de cenário por parte de autoridades de trânsito. Circulação de pessoas também será controlado pelas forças de segurança

A Esplanada dos Ministérios estará fechada a partir das 23h59 desta terça-feira (12). O bloqueio será nas vias S1 e N1, entre o Buraco do Tatu/L2 Sul e Norte e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar. A medida ocorre para garantir a segurança e a organização de eventos e manifestações previstas para o dia. A reabertura das vias será feita após a dispersão do público, mediante avaliação de cenário por parte das autoridades de trânsito.

Como alternativa aos bloqueios, os motoristas poderão circular pelas avenidas L4 Sul e Norte, e nas vias S2 e N2 – que ficam atrás dos ministérios. Os estacionamentos dos prédios ministeriais e das vias de ligação da N1 e da S1 serão fechados. Portanto, os demais bolsões de estacionamento ficarão disponíveis, como as vagas dos setores de Autarquia Norte e Sul. Os acessos de pedestres entre as vias N1 e N2, e S1 e S2, nos Ministérios, estarão fechados para o emprego de policiamento.

Durante o evento, as equipes de fiscalização do Detran farão o controle do trânsito para promover a fluidez, coibir as irregularidades e garantir a segurança. Desta forma, é imprescindível que a população esteja atenta às orientações dos agentes de segurança e de trânsito.

Toda a região da Esplanada dos Ministérios foi monitorada por meio de imagens de câmeras, drones e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

“Orientamos a população a estar atenta e evitar a região neste período. No mais, estamos trabalhando para que o trânsito seja impactado o mínimo possível”, ressalta o comandante de Policiamento de Trânsito, da Polícia Militar do DF (PMDF), coronel Edvã Sousa.

Haverá reforço nas ações de policiamento na área central. A organização do trânsito ficará sob a responsabilidade da Polícia Militar do DF (PMDF) e pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF). O evento tem previsão de início às 9h.

Revista pessoal

Haverá reforço nas ações de policiamento na área central

A revista pessoal, procedimento importante para a segurança do público, será realizada em pontos estratégicos. Será proibido acessar a Esplanada portando objetos pontiagudos, garrafas de vidro, hastes de bandeiras e outros materiais que coloquem em risco a segurança do público presente. Fica igualmente restrita a utilização de drones sem autorização no espaço aéreo local.

Itens proibidos

→ Fogos de artifício e similares;
→ Armas de fogo em geral;
→ Latas, copos, garrafas, coolers e isopor;
→ Apontador a laser ou similares;
→ Artefatos explosivos;
→ Sprays e aerossóis;
→ Animais em geral, com exceção de cães guia;
→ Bolsas e mochilas com mais de 100 cm na soma das dimensões dos três lados, ou sejam, altura, largura e profundidade;
→ Máscaras de qualquer tipo e tamanho, exceto as de proteção facial;
→ Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes;
→ Malas, pastas, caixas e similares;
→ Churrasqueira de qualquer tamanho;
→ Barraca e similares de qualquer tamanho ou tipo;
→ Drones não-autorizados;
→ Armas brancas ou qualquer outro objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural, a exemplo: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas etc;
→ Quaisquer outros itens que possam comprometer a segurança;
→ Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade;
→ Garrafas de vidro e latas;
→ Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo;
→ Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;
→ Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;
→ Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas);
→ Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24h da Operação, pela PMDF e/ou SSP e/ou GDF.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever