27.5 C
Brasília
27 abr 2024 14:08


Centro obstétrico do HMIB retoma cirurgias após serviços de manutenção

Trabalhos renovaram o sistema de ar-condicionado, a rede elétrica e a saída de gases

O centro obstétrico do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) passou por revitalização e voltou a realizar partos por cesáreas e cirurgias necessárias para partos de alto risco. Os serviços, iniciados em abril, incluíram manutenções no sistema de ar-condicionado, na rede elétrica e na saída de gases, além de parede, teto e pias.

“Tudo foi planejado para que as adequações atendessem as normativas vigentes”, explica a diretora do Hmib, Marina da Silveira Araújo. Ela ressalta a importância das inovações para a segurança dos procedimentos e o conforto tanto para pacientes quanto para servidores. “O espaço físico profissional está diretamente ligado a uma atenção acolhedora e resolutiva. Influencia o processo de trabalho do profissional que está atuando na assistência”, acrescenta.

As intervenções feitas no Hmib estão no escopo dos contratos de manutenção predial assinados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em 2022, com investimento total de R$ 74 milhões | Foto: Divulgação/Agência Saúde-DF

A produtividade no centro cirúrgico da unidade é alta. Somente em 2022, foram realizadas 1.437 cesáreas, sendo 479 de gestações consideradas de alto risco. Ao mesmo tempo, a equipe do hospital trabalha para oferecer opções de parto sem intervenções cirúrgicas, inclusive com alívio da dor sem aplicação de remédios, com o uso de bolas de pilates e outras técnicas. Ao todo, 2.430 nascimentos ocorreram no Hmib em 2022, incluindo 72 casos de gêmeos e um de trigêmeos.

Contratos de manutenção

As intervenções feitas no Hmib estão no escopo dos contratos de manutenção predial assinados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em 2022, com investimento total de R$ 74 milhões. As empresas contratadas são responsáveis por ajustes de instalações de água e energia, pinturas, reformas de pisos, troca de janelas, entre outras necessidades.

Também no Hmib, em setembro, foram entregues as salas de pré-parto e pós-parto, triagem e consultórios. Além das mudanças aparentes, houve reforço do alicerce do edifício, do encanamento e da rede de dados para computadores.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever