24.5 C
Brasília
28 abr 2024 12:14


Comissão da Câmara deve ouvir, na terça (28), ministra da Saúde sobre compra de imunoglobulina sem licitação

Nísia Trindade também deverá falar sobre a inclusão da vacina contra Covid no calendário nacional de imunização

A Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados ouve na terça-feira (28) a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre suspeitas de fraude em contrato para fornecimento de quase 300 mil frascos de imunoglobulina. A reunião será realizada no plenário 9, a partir das 13h30.

O debate foi proposto por sete deputados: Kim Kataguiri (União-SP), Evair Vieira de Melo (PP-ES), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), Bia Kicis (PL-DF) e Carlos Jordy (PL-RJ).

Eles querem que a ministra esclareça o contrato firmado pelo governo com as empresas Nanjing Pharmacare e Auramedi. Os deputados citam uma reportagem do site Metrópoles, segundo a qual, uma microempresa com apenas um funcionário e capital de R$ 1,3 milhão conseguiu, sem licitação, um contrato de R$ 285,8 milhões.

O contrato é para fornecer 293,5 mil frascos de imunoglobulina humana, um medicamento hemoderivado. A Auramedi representa a chinesa Nanjing Pharmacare.

Ainda segundo a reportagem, a Nanjing também é representada no Brasil pela Panamerican Medical Supply, que tem como um dos sócios Marcelo Pupkin Pitta, empresário que foi preso na Operação Vampiro, em 2004 e 2007.

Vacina contra Covid
Nísia também terá que explicar aos parlamentares a inclusão da vacina contra a Covid-19 no Programa Nacional de Imunização (PNI). A vacina passa a ser obrigatória para crianças de 6 meses a 5 anos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever