17.5 C
Brasília
28 abr 2024 06:13


Via Guará-Núcleo Bandeirante terá duplicação e urbanização de 1,2 km

Aguardada há décadas pela população, a duplicação da via que liga a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) à Avenida Contorno, na altura da Quadra 38 do Guará, foi autorizada nesta quarta-feira (22). Com investimento de R$ 10,1 milhões, a obra vai melhorar o fluxo da região, principalmente nos horários de pico, quando fica mais intenso, além de trazer mobilidade com a construção de calçadas e ciclovia.

A via está localizada entre a Avenida Contorno, no Guará II, e a interseção com a Rodovia DF-079, a Estrada Parque Vicente Pires (EPVP), na altura da Quadra 03 do Park Way. A pista é de mão única e serve de ligação para quem acessa a DF-079, rumo à EPVP e à EPNB, além de outras quadras do Guará, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Setor Habitacional Bernardo Sayão, Arniqueira e Park Way. Com tantos moradores de várias regiões, é comum ver o local com o trânsito estrangulado. Para aliviar o fluxo, a obra vai atender um trecho de 1,2 km, incluindo a ponte que há no trajeto.

Ao assinar a ordem de serviço para início das obras, o governador Ibaneis Rocha lembrou dos tempos em que morou na região e o quanto ela foi ampliada. “O trânsito aqui cresceu muito, houve um desenvolvimento muito grande dessa região do Park Way, de Arniqueira, então com isso aumentou o fluxo de veículos aqui. É muito difícil passar aqui no horário de rush. Então, essa obra parece pequena, mas ela tem um significado muito importante para toda essa população. E nós cuidamos de todas as obras, das grandes e das pequenas”, afirmou Ibaneis Rocha.

A vice-governadora, Celina Leão, também esteve presente e comemorou a duplicação da via. “É uma alegria participar de um governo que faz. Essa pista, que liga diversas áreas aqui do Distrito Federal, vai mudar a vida de muita gente que precisa voltar para casa com mais tranquilidade e mais cedo para curtir com a família. O governo do Distrito Federal continua trabalhando muito por toda a população. ”, disse.

A duplicação da via prevê serviços de pavimentação, drenagem, meios-fios, calçadas e sinalização horizontal e vertical. Além disso, haverá a implantação de uma ciclovia e a construção de uma ponte sobre o Córrego Vicente Pires.

“Ela traz uma mobilidade não só para o motorista, mas também para os outros modais, no caso ciclistas e pedestres. Vamos restaurar todo o asfalto e também duplicar a ponte, que hoje é de mão simples. É uma obra que atende por completo”, acrescentou o secretário de Obras, Luciano Carvalho, pasta responsável pelo serviço.

A cerimônia também marcou a entrega de duas bacias de contenção que ficam localizadas no Setor Habitacional Bernardo Sayão, próximas à ponte sobre o Córrego Vicente Pires, e contaram com investimento de cerca de R$ 5 milhões. Elas melhoram o sistema de drenagem e trazem mais conforto e segurança para os moradores.

Comunidade agradece

Moradora da região há 55 anos, a comerciante Euly da Silva, 74 anos, disse que a obra vem em boa hora, principalmente para resolver o trânsito. “Lutamos muito para que essa obra acontecesse. Isso aqui para mim é uma vitória de nós moradores. Já vi muitos acidentes, aqui passam muitos carros. Chega uma hora que você não anda aqui, então a obra vai ajudar muito, só tenho a elogiar”, comemorou.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever