20.5 C
Brasília
27 abr 2024 04:43


Crescimento na adesão à profissão: número de profissionais de Enfermagem dispara após a pandemia

Dados do Coren-CE revelam o boom de inscrições e renovações de carteiras, refletindo o reconhecimento da importância da enfermagem na Saúde Pública e privada.

Desde a pandemia de 2020, a população percebeu o serviço notável que os profissionais de Enfermagem exercem dentro dos ambientes hospitalares. Cada vez mais pessoas querem exercer a profissão. De acordo com os dados do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), o número de profissionais inscritos nos últimos três anos ultrapassa os 25 mil, sendo enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem.

“Notamos um boom desde a covid-19 na nossa central de atendimento. Muitos profissionais querem realizar uma nova inscrição, mas muitos vieram renovar suas carteiras para estarem aptos ao serviço”, explica a coordenadora do atendimento e registro e cadastro regional, Valdiana Meneses. Entre 2021 e 2023 foram 19.900 pessoas renovando suas inscrições junto ao conselho e mais de duas mil fazendo a solicitação da segunda via.

Coren-CE registrou mais de 25 mil profissionais nos últimos 3 anos

De acordo com a Lei 7.498/86 a Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício. Para que o profissional possa exercer sua profissão, ele tem o dever de manter sua inscrição atualizada junto ao respectivo Conselho Regional.

“É fundamental destacar a importância da obrigatoriedade do registro para os profissionais de Enfermagem. O registro no Conselho Regional de Enfermagem é um passo crucial que assegura a qualidade e a padronização dos serviços prestados por enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Nossa missão é zelar pelo exercício da Enfermagem por profissionais devidamente registrados, para que possamos garantir uma assistência de qualidade à população”, explica a vice-presidente do Coren-CE, Natana Pacheco.

Ao realizar o registro, os profissionais se comprometem com padrões éticos, atualizações regulares e práticas seguras, contribuindo para a excelência na assistência à saúde. Atualmente o Coren-CE possui 103.522 inscritos, segundo dados de novembro de 2023. Diariamente este número aumenta devido aos atendimentos na sede, subseções e escritórios localizados por todo o estado.

SourceCofen

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever