27.5 C
Brasília
27 abr 2024 15:49


Médicos relatam desmaios por falta de ar-condicionado no HMIB

Condições do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) têm causado desconforto para funcionários e pacientes

Por Rebeca Kemilly, Caio Figueiredo e Manoela Alcântara

O Centro Obstétrico e o pronto-socorro do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) têm sido alvo de reclamações de funcionários, que relatam condições insalubres pela falta de ar-condicionado nos setores.

Médicos, enfermeiros e pacientes estariam passando mal, e a situação piorou por conta da onda de calor que atinge o Distrito Federal.

Segundo uma médica do Hmib, que não quis ter o nome divulgado, houve uma reforma no local, em abril deste ano, justamente para a instalação dos aparelhos refrigerados. Mas ela conta que eles nunca chegaram a funcionar.

“A reforma foi planejada para ter ar-condicionado nos locais e por isso é tudo fechado, e agora sofremos com o calor”, relata a funcionária.

Ela explica que, além do calor intenso, pacientes são os mais prejudicados pela situação. A maioria das pessoas que é atendida pelo hospital passa por procedimentos cirúrgicos, e o calor afeta a recuperação dos pacientes.

Segundo a mulher, alguns funcionários já passaram mal e até chegaram a desmaiar. Ela também ressalta que a situação é especialmente pior no Centro Obstétrico.

A médica compartilhou com o Metrópoles, conversas entre funcionários sobre a situação do Hmib. Uma das médicas conta que passou mal ao suar excessivamente e disse que a “situação está insalubre ao quadrado”.

Outro médico disse “o setor já chegou a ficar fedido” em decorrência do calor.

Veja as imagens:

A denunciante também relatou que a situação do hospital causa apreensão por parte dos funcionários, que não sabem até quando estarão submetidos às condições ruins de trabalho.

“A gente tem bastante medo de retaliação, porque tudo que solicitamos para a direção não temos muito sucesso” lamenta.

“Está muito insalubre, e não é só para funcionário, é para os pacientes também. É uma situação vergonhosa”, completa.

Ao questionar a Secretaria de Saúde, o grupo obteve a seguinte resposta:

O que diz a Secretaria de Saúde

Em nota, a Secretaria de Saúde disse que o “prédio do Hmib passou por adequações”, e que “o sistema de ar-condicionado central, por ser antigo, mesmo com as manutenções queimou”.

“Para amenizar o calor foram instalados aparelhos split de ar-condicionado nas salas do centro cirúrgico”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever