18.5 C
Brasília
27 abr 2024 08:21


Hemocentro recebe certificação internacional de qualidade

Com a homenagem, unidade hospitalar é a única do DF a contar com o selo ISO 9001:2015

Durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (11), a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) recebeu a certificação internacional de qualidade ISO 9001:2015. Obtido após entre 24 e 31 de agosto, o reconhecimento contempla os processos do Ciclo do Doador, das áreas laboratoriais e da produção e da gestão de hemocomponentes, além dos que envolvem o atendimento a pacientes no Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias, o suporte a transplantes e a ouvidoria.

Tratamentos oferecidos no Hemocentro ganham destaque em meio às instituições de saúde pública do Brasil | Foto: Arquivo/Agência Brasília

“O reconhecimento vem coroar o trabalho de excelência que é feito no Hemocentro”Osnei Okumoto, presidente do Hemocentro de Brasília

O Hemocentro de Brasília é atualmente a única instituição de saúde pública do DF com esse selo de qualidade. A certificação reforça que o sistema de qualidade de uma determinada empresa ou órgão está de acordo com os critérios do organismo internacional, garantindo a qualidade e segurança nos processos.

“A gente sabe da formação e da competência técnica dos nossos servidores”, declarou o presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto. “O reconhecimento vem coroar o trabalho de excelência que é feito no Hemocentro”. O gestor agradeceu ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, pela atenção às demandas da FHB, como a realização de concurso para ampliação do quadro de servidores em 2024.

Abastecimento

O Hemocentro de Brasília é responsável pelo fornecimento de sangue a toda a rede de saúde pública do DF e a unidades conveniadas, como o Hospital da Criança e o Hospital das Forças Armadas.

Centro de referência de coagulopatias hereditárias no DF, o ambulatório do Hemocentro oferece tratamento de enfermidades hemorrágicas, como hemofilia e doença de Von Willebrand. A unidade também é responsável pela coleta de sangue de pacientes com indicação de transplante e de possíveis doadores (estudo familiar) para realização de exames.

A gerente de Gestão da Qualidade da FHB, Carla Dalapícolla, lembrou que a certificação deve funcionar como um ponto de partida para que a instituição continue buscando a melhoria dos processos no atendimento a doadores e pacientes e se adequando às mudanças no campo da medicina, mantendo-se na vanguarda da saúde pública do DF. “Agora nós estamos entre as raríssimas instituições do serviço público que detêm a certificação”, ressaltou.

Certificação ISO

O Hemocentro deu início ao processo de certificação em 2007 e, em 2012, recebeu a primeira titulação ISO 9001, conforme a versão anterior da norma (ISO 9001:2008), que contemplou o ciclo do sangue.

Em 2017, a avaliação passou a abranger os laboratórios de hemostasia e imuno-hematologia, o Laboratório de Imunologia do Transplante (LIT), o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Centro de Processamento Celular (BSCUP/CPC) e o Banco de Células de Medula Óssea. Já em 2018, foi a vez da então Gerência de Ambulatórios e da Ouvidoria.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever