27.5 C
Brasília
27 abr 2024 19:01


Capacitação de 1.457 agentes de saúde é maior programa de formação do país

Curso técnico teve duração de um ano e entregou certificados a 978 profissionais comunitários de saúde e a 479 de vigilância ambiental

“Este é o trabalho dos meus sonhos. Como gosto da assistência social, o que faço como agente comunitário de saúde (ACS) é ajudar. Então, estou muito feliz em aprender ainda mais”, conta Lena Barbosa, ACS há 17 anos na região Centro-Sul do Riacho Fundo 2. O curso, ministrado a 978 ACSs e a 479 agentes de vigilância ambiental (AVAs), é o maior programa de formação técnica na área da saúde em todo o país.

O objetivo do programa é aprimorar os indicadores da área, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

O evento de entrega dos 1.457 certificados ocorreu, na noite de quinta-feira (28), no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU). O curso faz parte do Programa Saúde com Agente, uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) com o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fabiane Fonseca, coordenadora de APS

O objetivo do programa é aprimorar os indicadores da área, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS). A coordenadora de APS da SES-DF, Fabiane Fonseca, enfatiza que os agentes desempenham um papel crucial como educadores da cidadania na saúde, priorizando a prevenção e o cuidado das pessoas. “O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre as informações coletadas nas residências e possam orientar melhor os pacientes que necessitam de atendimento”, comenta.

Entre as funções realizadas pelos ACSs estão o cadastramento de usuários para atendimento da equipe de Estratégia de Saúde da Família, a busca ativa por pessoas não vacinadas contra a covid-19 e outras doenças, bem como a identificação das necessidades de cada grupo familiar.

Integração

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, o subsecretário de Atenção Integral à Saúde (Sais), Maurício Gomes Fiorenza, destacou a importância da colaboração entre a vigilância ambiental e a assistência à saúde. Para ele, os ACSs e os AVAs estabelecem vínculos com as comunidades locais e trazem informações essenciais às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), fortalecendo a rede de atendimento.

Agente comunitária há 19 anos na região Leste da UBS 2 de Itapõa, Márcia Neves compartilhou sua experiência, ressaltando que a aprendizagem contínua é essencial para uma atuação mais completa. “Podemos pensar que, após tanto tempo, sabemos tudo. Na verdade, sempre há mais a aprender. Sei fazer pequenos curativos, aferir pressão, glicemia e muito mais. Estamos aqui para ajudar a aliviar a sobrecarga nas UBSs, proporcionando atendimento de qualidade aos pacientes em suas casas.”

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever