25.5 C
Brasília
01 maio 2024 22:00


Médicos latino-americanos e do HCB discutem prevenção epidemiológica

Práticas no hospital brasiliense são elogiadas por especialistas de Colômbia, Costa Rica, Panamá, República Dominicana e Honduras

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu, na quarta-feira (27), epidemiologistas que participam da 12ª Conferência Científica Regional das Américas. Realizado até esta quinta (28), o evento é promovido pela rede global de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (FETPs). Realizada em Brasília em parceria com o Programa Brasileiro de Treinamento em Epidemiologia de Campo (EpiSUS), a conferência incluiu o hospital em sua programação.

Profissionais de Colômbia, Costa Rica, Panamá, República Dominicana, Honduras e do Brasil encontraram no hospital um exemplo de atuação epidemiológica. Eles foram recebidos pela superintendente executiva do HCB, Valdenize Tiziani, que explicou a história da unidade de saúde e apresentou dados de atendimentos e informações sobre o trabalho no âmbito do ensino e da pesquisa.

Os visitantes se interessaram por questões como o atendimento em rede regulado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o acolhimento oferecido a pacientes que vêm de outros estados e países e as causas mais frequentes de encaminhamento das crianças à UTI | Foto: Divulgação/HCB

Os visitantes se interessaram por questões como o atendimento em rede regulado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o acolhimento oferecido a pacientes que vêm de outros estados e países e as causas mais frequentes de encaminhamento das crianças à Unidade Terapia Intensiva (UTI) – uma epidemiologista panamenha relatou alto número de internações na UTI por motivo de infecções respiratórias (em Brasília, o HCB abriu 10 novos leitos de cuidado intensivo para crianças com esse tipo de enfermidade).

“Estamos aprendendo as experiências exitosas de cada país, o que vai nos permitir replicá-las no nosso. Ao mesmo tempo, estamos contribuindo com ações que podem trazer melhorias para os outrosJairo Gómez, médico colombiano

A representante da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Beatriz Maciel Luz, explicou a forma como cada unidade de saúde se organiza no atendimento à população. O coordenador do Serviço de Controle de Infecção do HCB, Bruno Lima, falou sobre a experiência do hospital no enfrentamento à pandemia de covid-19 e as ações de vigilância epidemiológica que foram adotadas no HCB neste contexto. A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HCB, Larissa Barroso, aprofundou a apresentação, explicando os processos que são adotados além da pandemia.

A colombiana Monica Benavides participa da conferência e afirmou que o HCB “pode ser referência não só para o Brasil, mas também em nível latino-americano”. A dedicação em manter um atendimento humanizado não só para as crianças, mas também para os acompanhantes, chamou a atenção da profissional: “Isso faz com que o hospital seja diferente; a visão de hospital como um lugar de doença e tristeza muda, acaba se tornando confortável para os pacientes e famílias.”

A programação da 12ª Conferência Científica Regional das Américas incluiu uma visita às áreas assistenciais do HCB, para que os participantes tivessem mais informações sobre o trabalho realizado. Para Jairo Gómez, também colombiano, o evento internacional superou expectativas: “Estamos aprendendo as experiências exitosas de cada país, o que vai nos permitir replicá-las no nosso. Ao mesmo tempo, estamos contribuindo com ações que podem trazer melhorias para os outros.”

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever