22.5 C
Brasília
29 abr 2024 23:56


Evento no Hospital de Base comemora Dia Internacional do Farmacêutico

Farmácia clínica atua em diversas áreas do HBDF levando saúde e bem-estar aos pacientes

Um café da manhã no jardim do Hospital de Base de Brasília (HBDF) nesta segunda-feira (25) comemorou o Dia Internacional do Farmacêutico. O evento prestou homenagem aos profissionais que prezam pela saúde e pelo bem-estar dos pacientes. A farmácia clínica, área em constante evolução, coloca o paciente no centro do cuidado, promovendo o uso racional de medicamentos e a otimização da farmacoterapia, contribuindo para a prevenção de doenças e o acompanhamento integral dos tratamentos.

No Hospital de Base, a farmácia clínica desempenha um papel vital desde 2015 e atua em diversas áreas, incluindo internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pronto-socorro e ambulatório. A equipe conta, atualmente, com 21 farmacêuticos clínicos, que trabalham em colaboração com programas de residência em terapia intensiva e oncologia. Esses profissionais otimizam tratamentos, garantindo o melhor resultado possível para cada paciente e, assim, contribuindo para uma sociedade mais saudável e bem cuidada.

Para a chefe do serviço de farmácia clínica do HBDF, Nathalia Lobão, a data representa um momento de enaltecer a profissão farmacêutica no mundo. “A comemoração do Dia Internacional do Farmacêutico é fundamental para considerarmos e valorizarmos o papel vital que desempenhamos na saúde e no bem-estar da sociedade. É uma oportunidade de destacar nossa dedicação ao uso racional de medicamentos, à segurança do paciente e à promoção de uma terapêutica eficaz. Poder enaltecer esse profissional no âmbito do SUS é mais gratificante ainda”, destaca a chefe do serviço farmacêutico.

O setor facilita a interação direta entre o farmacêutico e o paciente, criando uma relação próxima e significativa com a equipe de profissionais de saúde. O foco principal é a segurança e a orientação adequada no uso de medicamentos.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), a farmácia clínica é focada na ciência e na prática do uso racional de medicamentos. Também atualiza a farmacoterapia, promove saúde e bem-estar e previne doenças.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever