18.5 C
Brasília
28 abr 2024 02:53


Secretaria de Saúde capacita e integra cerca de 120 profissionais de psicologia da rede

Evento ocorre até a tarde desta quinta-feira (31) no Hmib e celebra o Dia do Psicólogo. Na programação, minicursos que abrangem temas como atendimento focado e manejo do luto

Por Karinne Viana

Para integrar e capacitar cerca de 120 profissionais de psicologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a pasta promove nesta quinta-feira (31) um ciclo de palestras que funcionarão como minicursos. Até o final do dia, debates, reflexões e compartilhamento de experiências irão preencher o auditório do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).

O evento, organizado pela Gerência de serviços de Psicologia (GPSI) da SES-DF, celebra o Dia do Psicólogo, em 27 de agosto, data em que a profissão foi sancionada no Brasil no ano de 1962. A abertura contou com a participação da psicóloga da GPSI Renata Kaiser e da diretora de Serviços de Saúde Mental (Dissam), Fernanda Falcomer, que enfatizou a relevância do encontro. “É uma data que reafirma o papel da psicologia, que não é apenas de promoção da saúde, mas também social. É uma profissão que faz parte do cuidado das pessoas, então é um momento muito valioso para toda a categoria”, destacou Falcomer.

Dentro da pasta, mais de 300 psicólogos desempenham um papel fundamental na assistência à saúde. O trabalho desses profissionais busca auxiliar as pessoas a adotarem um conjunto de atitudes e comportamentos ativos que as levem a promover a saúde física e mental, prevenindo doenças. São eles também que colaboram com técnicas de enfrentamento a situações adversas.

O primeiro minicurso, lecionado pela professora titular do departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB), Eliane Seidl, abordou o tema “Intervenções breves focais no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS)”, voltada ao atendimento específico e com tempo determinado para que mais pessoas possam ser assistidas.

As demais palestras ocorrem nesta tarde com temas sobre ‘Manejo do luto’ e ‘Manejo de grupo’. A programação conta também com uma apresentação cultural, com músicas que fazem referência à saúde mental. Ao final, os participantes receberão um certificado de participação.

Há dez anos na SES-DF, a psicóloga Júlia Costa atua no sistema prisional. Para ela, o Dia do Psicólogo é uma forma de reconhecer os profissionais da área que ajudam pacientes a lidarem com questões difíceis. “Essa é uma área que traz a escuta e um olhar mais humano. No sistema prisional, por exemplo, conseguimos enxergar aquelas pessoas em sua plenitude”, avaliou.

Psicóloga na emergência do Hospital Regional do Guará (HRGu), Cristina Ribeiro contou que diariamente se depara com diferentes tipos de crises e sofrimentos. Para ela, a presença desse profissional pode fazer a diferença no gerenciamento de situações tão comuns no dia a dia das unidades de saúde.

“Com a pandemia, vimos a importância da saúde mental e isso tem crescido bastante, pois antes tínhamos muitos preconceitos em relação ao psicólogo. Então, acredito que daqui para frente teremos mais valorização a esse profissional”, prevê Cristina.

Avanços

A evolução da psicologia dentro da SES-DF levou à criação da GPSI em 2015, com o intuito de estruturar as atividades da área. Desde então, a gerência tem desempenhado um papel essencial na definição de diretrizes que orientam a atuação dos psicólogos em diferentes contextos dentro da pasta.

A elaboração das diretrizes é coordenada pela GPSI e feita pela Câmara Técnica de Atenção Psicológica, composta por 13 psicólogos. Elas visam fornecer orientações claras e específicas aos profissionais em diversas situações dentro da pasta.

Até o momento, quatro diretrizes foram desenvolvidas pela GPSI, cada uma voltada para um cenário específico. A diretriz de assistência psicológica hospitalar estabelece protocolos para o atendimento de pacientes em ambientes hospitalares, garantindo o apoio emocional necessário durante tratamentos médicos. A diretriz pré-hospitalar, por sua vez, abrange orientações para a abordagem psicológica em situações de emergência, auxiliando vítimas de acidentes e eventos traumáticos.

A diretriz de manejo oferece direcionamentos para lidar com situações de crise e estresse, fornecendo ferramentas para psicólogos que atuam em ambientes desafiadores. Por fim, a diretriz voltada aos centros de especialidade busca guiar os profissionais que lidam com casos de violência sexual, familiar e doméstica, garantindo uma abordagem sensível e eficaz para pessoas em situações vulneráveis.

“Com essas regras, aprimoramos nossa prestação de serviços. Ao organizar os procedimentos de psicologia no DF, estamos aperfeiçoando o acesso, uma vez que as diretrizes tornam o processo mais transparente. Isso nos possibilita a orientar o público sobre quando buscar o auxílio de um psicólogo e qual é o fluxo para isso’, explicou o psicólogo da GPSI Fabrício Almeida

Para mais informações sobre o assunto, acesse o site da SES-DF.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever