17.5 C
Brasília
28 abr 2024 05:55


Chegou a hora do recadastramento anual de servidores do GDF

Atualização dos dados será feita online, a partir de 11 de setembro; confira o cronograma

A partir de 11 de setembro, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) vai dar início ao recadastramento dos servidores públicos e ativos, ocupantes de cargos em comissão e empregados públicos dos órgãos da administração direta, autárquica, fundacional e empregados públicos das empresas dependentes do Governo do Distrito Federal (GDF). A medida visa atualizar as informações dos servidores e empregados públicos, bem como de seus dependentes e, para tanto, será disponibilizado o Sistema de Recadastramento, Complementação e Atualização de Dados (Recad).

O servidor que não cumprir a atualização cadastral no período definido pode responder a processo administrativo

A iniciativa tornou-se pública nesta quinta-feira (31), com a publicação da Portaria nº 562, no Diário Oficial do DF (DODF). O secretário-executivo de Gestão Administrativa da Seplad, Ângelo Roncalli, explica que o Recad visa à atualização de dados e também será necessário para atender o eSocial, do governo federal.

“O governo federal criou o eSocial, que unifica o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. A finalidade é garantir maior efetividade, racionalidade e simplificação na prestação de informações pelos órgãos e na obtenção de direitos pelos servidores e empregados públicos junto ao Governo, no tocante às obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, salienta Ângelo Roncalli. “A vida funcional do servidor é dinâmica. Por isso, periodicamente, é necessário atualizar os dados pessoais, com a inclusão ou exclusão de dependentes, por exemplo”, acrescenta.

Na mesma linha, o subsecretário de Gestão de Pessoas, Ricardo Trigueiro, aponta que, tanto servidores, quanto o próprio GDF, são beneficiados por manterem a base de dados atualizada. “O recadastramento permite maior celeridade, eficiência e segurança jurídica no trâmite dos processos. Evita fraudes e facilita a aquisição de benefícios, como por exemplo, a solicitação de aposentadoria ao Instituto de Previdência Social dos Servidores do Distrito Federal (Iprev), que vai estar com a base atuarial em dia, aumentando a eficiência da tramitação dos processos”, destaca.

Os servidores devem ficar atentos aos prazos de cadastramento previstos para cada órgão. De acordo com o Decreto 39.276 de 2018, o servidor que não cumprir a atualização cadastral no período definido pode responder a processo administrativo.

Confira o cronograma do recadastramento de servidores por órgão de origem:

Secretarias de Planejamento e de Fazenda
→ Período regular: 11 a 24 de setembro
→ Na Unidade de Gestão de Pessoas: até 1º de outubro

Secretaria de Educação (incluindo temporários)
→ Período regular: 25 de setembro a 8 de outubro
→ Na Unidade de Gestão de Pessoas: até 15 de outubro

Secretaria de Saúde (incluindo Fepecs e residentes)
→ Período regular: 9 a 22 de outubro
→ Na Unidade de Gestão de Pessoas: até 29 de outubro

Demais órgãos da administração direta, fundações públicas, autarquias e empresas públicas
→ Período regular: 23 de outubro a 5 de novembro
→ Na Unidade de Gestão de Pessoas: até 12 de novembro.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever