22.5 C
Brasília
27 abr 2024 11:58


Gestores de hospitais se reúnem por agilidade no atendimento de pacientes

O objetivo da reunião, no Hospital da Criança de Brasília, foi aproximar os profissionais

Gestores da rede pública de saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) se encontraram no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) nesta sexta-feira (4). A convite do HCB, os superintendentes das regiões de saúde e diretores dos hospitais se reuniram para intensificar a integração entre as diferentes unidades de saúde públicas.

“Integração é a palavra chave para qualquer receita de sucesso”, afirmou o presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Francisco Duda, ao receber os visitantes. Segundo ele, a reunião tinha por objetivo “buscar integração e troca de experiências” entre os integrantes da rede.

A superintendente executiva do HCB reforçou a necessidade de haver diálogo entre as unidades da rede pública de saúde para que todos compreendam os desafios enfrentados por cada um: “ É quando a gente se conhece e com os problemas e dificuldades como qualquer um de nós”. Após uma breve explanação sobre a história do hospital e os serviços oferecidos, ela guiou uma visita pela unidade, apresentando tanto as atividades assistenciais quanto as de ensino e pesquisa.

Durante a visita, os gestores conheceram o ambulatório e as alas de internação do Hospital da Criança de Brasília, além de visitar o Laboratório de Pesquisa Translacional | Foto: HCB/Divulgação

O diretor do Hospital de Base, Bruno Sarmento, resgatou o histórico em comum dos dois hospitais e destacou que o HCB “avançou rapidamente nas soluções de gestão para atender bem a população pediátrica, pode servir de referência para os outros hospitais públicos da cidade”. Sarmento acrescentou, ainda, que “o Hospital da Criança de Brasília poderá aprofundar esses momentos de intercâmbio, para desenvolvimento dos gestores. O que é mais rico é transferir o conhecimento.”

Uma das presentes na visita foi a diretora geral do Hospital Materno Infantil Dr. Antônio Lisboa, Marina da Silveira. Ela explicou que, entre o HCB e o HMIB, já existe uma proximidade, visto que ambos se dedicam às crianças. Para a diretora, o encontro desta sexta traz resultados positivos para o atendimento pediátrico de forma geral. “O olhar é todo em prol do paciente, da assistência ao usuário. Os outros hospitais são hospitais gerais; têm demandas tão maiores que, às vezes, eles não têm esse olhar tão dedicado e diferenciado que um hospital pediátrico tem”, disse Silveira.

Assim como o Hospital de Base e o HMIB — que compartilham da história e da vocação pediátrica do HCB —, outras unidades da rede pública também podem se beneficiar dessa integração entre os hospitais. “Para sermos rede, temos que conhecer o trabalho um do outro. Acho que essa visita é fundamental para materializar esse funcionamento em rede, entender as potencialidades, a vocação do Hospital, para encaminhar melhor os pacientes e para que ele atinja o máximo da sua potencialidade”, afirmou o superintendente da Região de Saúde Leste, Sidney Mendonça.

Durante a visita, os gestores conheceram o ambulatório e as alas de internação do Hospital da Criança de Brasília, além de visitar o Laboratório de Pesquisa Translacional. Este último, em particular, chamou a atenção do diretor do Hospital Regional de Samambaia, Luiz Claudio Agnello, que ressaltou a importância da tecnologia não só para o paciente, mas também para possibilitar o trabalho dos profissionais de saúde. Ele destacou, ainda, a posição do HCB na saúde do Distrito Federal: “É um papel fundamental, de fazer o tratamento das questões mais difíceis. Se você tem uma criança com uma patologia diferenciada, de difícil tratamento, o Hospital da Criança de Brasília está aqui, com toda essa tecnologia, o tratamento certo, correto, justo, daquela patologia”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever