24.5 C
Brasília
24 fev 2024 12:42


GDF vai capacitar funcionários da área da saúde

Medida beneficia mais de 9 mil trabalhadores do IgesDF. Servidores do governo também vão ganhar cursos do campo hospitalar

“É um trabalho em conjunto, como tem de ser. O governo amplia a capacitação dos funcionários do Iges e, em contrapartida, eles oferecem para nossos servidores cursos como os da área hospitalar e de saúde, que não conseguimos oferecer pela Egov”Ney Ferraz, secretário de Planejamento

Os cursos de capacitação ofertados pela Escola de Governo (Egov) estarão, a partir desta quinta-feira (5), disponíveis também para os mais de 9 mil funcionários do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF). A iniciativa é fruto de acordo de cooperação firmado nesta semana e oficializado nessa quarta-feira (4) em reunião no gabinete da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad).

O termo também prevê que o Iges invista na aquisição de cursos especializados do mercado de saúde, com oferta ampla aos servidores da Secretaria de Saúde. “É um trabalho em conjunto, como tem de ser. O governo amplia a capacitação dos funcionários do Iges e, em contrapartida, eles oferecem para nossos servidores cursos como os da área hospitalar e de saúde, que não conseguimos oferecer pela Egov”, explica o secretário de Planejamento, Ney Ferraz. “É isso que o governador Ibaneis Rocha quer: união para fortalecer a saúde pública e oferecer melhores serviços à população”,

A diretora executiva da Egov, Juliana Tolentino, destaca que já há manifestação de interesse por parte da gestão de pessoal do Iges em pelo menos nove cursos. “São aquelas capacitações voltadas ao atendimento ao cidadão, cerimonial, elaboração de projetos e acesso ao SEI”, enumera. “O nosso objetivo enquanto Egov é melhorar o produto final entregue à população e, nesse sentido, capacitar os funcionários do Iges é mais um esforço para conquistarmos esse objetivo”, destaca Tolentino.

Para o presidente do Iges-DF, Juracy Cavalcante, o acordo celebrado constitui um instrumento importante para concretização de uma governança clínica nas unidades de saúde. “Ele vai possibilitar a modernização e a capacitação de nosso quadro de colaboradores trazendo maior eficiência e responsabilidade no atendimento à população do DF e do Entorno”.

Cooperação técnica

O acordo firmado entre o Iges e a Egov contempla a cooperação técnico-científica e cultural, além do intercâmbio de conhecimentos. O objetivo é aperfeiçoar os recursos humanos tanto do GDF quanto do corpo técnico do instituto para prestar melhores serviços à população. De acordo com o documento, a parceria tem vigência de 60 meses (5 anos), podendo ser prorrogada por igual período.

A vice-diretora da Egov, Raquel Aben-Athar de Sousa, explica que, neste primeiro momento, os funcionários precisarão buscar o RH do Iges para formalizar o interesse em participar dos cursos. “Vamos abrir a plataforma de aulas on-line para que eles possam concluir as aulas e, depois, a certificação”, afirma.

Raquel esclarece que o acordo não tem qualquer impacto financeiro. “É uma cooperação. Não há compromisso de recursos. O que faremos é uma via de mão dupla. A Egov oferece os cursos para os funcionários do Iges e eles, por sua vez, vão oferecer para os nossos servidores cursos que estão no mercado e que não temos como contratar”, explica.

LEIA TAMBÉM

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
25.9 °
24.5 °
65 %
4.1kmh
40 %
sáb
25 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
26 °
qua
27 °

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever