18.5 C
Brasília
27 abr 2024 09:35


Renova-DF: governo divulga lista de contemplados no 3º ciclo

Mais de 2.500 pessoas serão capacitadas sobre noções básicas na área de construção civil enquanto recuperam os espaços públicos

Por Thaís Miranda

Os novos alunos do 3º ciclo do RenovaDF já foram selecionados. São 2.500 vagas ofertadas à população do Distrito Federal (DF) interessada no curso de auxiliar de manutenção para facilitar o ingresso no mercado do trabalho. Além disso, 147 imigrantes, pessoas em situação de rua e indígenas foram contemplados no programa, que será lançado nesta quarta-feira (21). Confira aqui se você foi um dos selecionados.

Após o lançamento, a previsão é que nos dias 22 e 23 deste mês os alunos passem por um treinamento teórico e, a partir do dia 26, já coloquem a mão na massa na recuperação de equipamentos públicos, como praças, parquinhos, quadras poliesportivas, campos sintéticos de futebol e vilas olímpicas.

O programa tem duração de três meses e ensina noções básicas de carpintaria, jardinagem, serralheria e hidráulica, entre outros | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

“O grande diferencial do RenovaDF é que, além de qualificar pessoas para atender a demanda de mercado, o programa gera emprego e renda, recupera espaços públicos vitais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e fornece apoio e incentivo ao esporte e lazer. Mas, talvez, o maior legado do RenovaDF seja no desenvolvimento humano, pois tem acolhido pessoas vulneráveis, como imigrantes, pessoas em situação de rua e mulheres atendidas pela Casa Abrigo“, defendeu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.

Talvez, o maior legado do RenovaDF seja no desenvolvimento humano, pois tem acolhido pessoas vulneráveis, como imigrantes, pessoas em situação de rua e mulheres atendidas pela Casa AbrigoThales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda

O programa tem duração de três meses e ensina noções básicas de carpintaria, jardinagem, serralheria e hidráulica, por exemplo. Os participantes recebem kit de uniforme completo, com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamento de proteção individual. O curso também fornece lanche e bolsa no valor de um salário mínimo, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

“Essa é uma oportunidade de transformação na vida dessas pessoas, de mudança de realidade em comparação ao que vivem hoje. Existem pessoas que não têm onde morar e, com a bolsa, conseguem sair das ruas e pagar um aluguel. Ao fim do curso, vão receber um certificado de auxiliar de manutenção para a entrada no mercado de trabalho”, pontuou a gerente de Qualificação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Setrab), Karina Leite.

Confira a saída dos ônibus para o lançamento no dia 21 de junho:

Arte: Agência Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever